segunda-feira, 24 de março de 2025

Polícia Civil prende secretária de Educação e ex-assessor da Prefeitura de Caratinga

 A Polícia Civil de Minas Gerais realizou na manhã desta segunda-feira (24) a operação “Forasteiros”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava dentro da Prefeitura de Caratinga. A investigação aponta que o grupo utilizava cargos estratégicos na administração municipal para cometer fraudes em licitações e desviar recursos públicos.

Segundo informações da TV Super Canal, veículo de imprensa local, entre os alvos da operação estão a atual secretária de Educação de Caratinga e um ex-assessor executivo da prefeitura, que foram presos temporariamente. Outros três suspeitos seguem sendo procurados pelas autoridades.

Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária nas cidades de Caratinga, Ubaporanga, Ipatinga, Santana do Paraíso, Belo Horizonte, Mateus Leme, Betim e Juatuba. A ação contou com o apoio de 77 policiais civis, lotados nas delegacias de Caratinga, Inhapim, Ipanema, Ipatinga e da capital, incluindo equipes do Departamento Estadual de Operações Especiais (DEOESP) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O nome “Forasteiros” faz alusão à presença de membros da organização que não são naturais de Caratinga e que, segundo a investigação, foram nomeados para cargos de primeiro escalão com o propósito de facilitar a prática dos crimes.  Fonte: