segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Rádio Liberdade de Ipatinga comemora cinco anos com Corrida Rústica e shows no Bom Jardim


 Foi sucesso total a Primeira corrida Rustica Bom Jardim é Liberdade realizada na manhã deste domingo, 18/08 no bairro Bom Jardim.

A promoção que marcou meia década da Rádio Liberdade teve o apoio da Prefeitura Municipal, Liespe, AAPI, Federação Mineira de Atletismo, Academia Regina Sarango , Restaurante Terra de Minas, Geléia de Mocotó Vitalidade, Dugelo – Fábrica de Gelo, Sorvetes Paletitas Colchões Polar e Casa do Pão.

Patrocinadores: Supermercado Mateus, e Imaginar – Móveis Planejados e o patrocinador Master:  Horti Fruti Central.

Centenas de atletas, familiares, moradores do Bom Jardim e demais bairros da cidade superlotaram a principal praça do bairro desde as primeiras horas da manhã

A segurança da corrida teve o apoio das equipes da Guarda municipal, setor de trânsito da Prefeitura e Bombeiros Militar

A corrida teve início as oito horas, depois de uma benção do Bispo Emérito, Dom Odilon. (foto). O percurso foi de cinco quilômetros para a corrida e de dois quilômetros para a caminhada.

A programação teve sequencia na parte da tarde com um show Gospel com o Grupo Ministério do Louvor, da Igreja Assembléia de Deus, seguindo outra apresentação, a da comunidade Católica São Geraldo (Paróquia São Geraldo Magela.   Coube a Banda Compadre Nestor realizar o último show da tarde com participação do Cantor Ulisses Marciano.

Resultados da Corrida

Categoria Geral Masculino

1º lugar  Ronivon Raul Fernandes dos Santos

2º lugar  Vilmar Pereira dos Santos

3º lugar  Fabiano Santos

4º lugar  Júlio César de Jesus

5º lugar   Douglas Paiva

Categoria Geral Feminino

1º lugar   Raissa Estefani Fernandes dos Santos

2º lugar  Joelma Pessoa Lopes

3º lugar   Júnia Aparecida Assunção

4º lugar   Ana Aparecida de Oliveira

5º lugar   Ariana Farias Santos Duarte

Categoria Geral Morador do Bom Jardim Masculino

1º lugar  Gillite Oliveira Duarte

2º lugar   João Vitor Fereira Honorato

3º lugar   Douglas Fortunato Oliveira

Categoria Geral Morador do Bom Jardim Feminino

1º lugar   Carla Cristina Carvalho Campos

2º lugar   Juliana Pimentel da Silva

3º lugar   Daniela Helena Feliciano Mendes









sábado, 17 de agosto de 2024

Morre Silvio Santos, dono do SBT, aos 93 anos. Não haverá velório

 


INFORMAÇÕES PRELIMINARES DÃO CONTA DE UE NÃO HAVERÁ VELÓRIO E O SEPULTAMENTO SERÁ RESTRITO COM RITUAL JUDÁICO.

Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasileira, morreu aos 93 anos, na madrugada deste sábado (17/8), após ser internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O apresentador tinha voltado à unidade hospitalar no início de agosto, poucos dias depois de receber alta médica devido a um quadro de H1N1.

Silvio Santos deixa seis filhas, que vão continuar o legado do pai no comando do SBT.
Trajetória do Homem do Baú

Silvio Santos é um marco na história da televisão brasileira. Ao longo dos últimos 60 anos, ele manteve-se no ar, com passagens pelas principais emissoras, incluindo a rede Globo, até criar sua própria rede: o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
A própria trajetória de Senor Abravanel, nome real do apresentador, daria uma série de televisão. A história, de fato, resultou em um seriado (O Rei da TV) e em um filme, que será lançado em 5 de setembro.
Filho do casal Alberto Abravanel e Rebeca Caro, Senor Abravanel nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1930, e, desde cedo, envolveu-se em negócios para ajudar a família.

Um dos capítulos mais conhecidos de sua vida remota à juventude, quando trabalhou como camelô nas ruas da capital carioca, vendendo capas para títulos de eleitor.


O nome artístico Silvio Santos surgiu quando a carreira no rádio e na televisão virou uma opção para o vendedor aumentar seus lucros. Assim, Silvio, depois da parceria com Manoel da Nóbrega, estreou nas telinhas em 1962, no programa Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista. No ano seguinte, estreou o Programa Silvio Santos, que, desde 1963, está no ar no país.

Para Maurício Stycer, biógrafo do apresentador e autor do livro Topa Tudo Por Dinheiro, Silvio buscou a televisão e o rádio como uma maneira de ampliar os negócios e conseguir o próprio canal.
Diante do sucesso nessa empreitada, Silvio Santos decidiu dobrar a aposta e passou a lutar para criar uma rede de televisão.

O sonho começou em 1976, quando o general Ernesto Geisel, um dos presidentes do período da ditadura militar, concedeu ao comunicador a TVS (TV Studios) do Rio de Janeiro. Quase cinco anos depois, em 1981, Senor Abravanel fundou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

MENSAGEM DA FAMÍLIA ABRAVANEL

Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo. Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida. Ele pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu. Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer. Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros. Com muito carinho e respeito a todos vocês, Família Abravanel

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Poliomielite é emergência em saúde pública de interesse mundial


A OMS, Organização Mundial da Saúde, decidiu manter a poliomielite como emergência em saúde pública de interesse mundial.

Em nota divulgada nesta terça-feira, a entidade informou que um comitê de emergência analisou dados disponíveis sobre a circulação do vírus, principalmente em países como Afeganistão, Etiópia, Guiné Equatorial, Quênia, Mali, Níger, Paquistão, Senegal e Somália.

No documento, a OMS recomendou a prorrogação das orientações temporárias por mais três meses.

A vacinação de rotina fraca e a falta de acesso a imunização foram levadas em consideração, já que o cenário representa risco crescente.

Em 2024, já foram registrados 14 casos do poliovírus selvagem. Destes, 12 foram notificados nos últimos três meses: cinco no Paquistão e sete no Afeganistão.

Já os casos do chamado poliovírus circulante derivado da vacina, neste ano, chegaram a 72, sendo 30 registrados na Nigéria. Segundo a OMS, Etiópia e Guiné Equatorial são dois novos países que reportaram casos desse tipo desde a última reunião do comitê de emergência.

A Organização Mundial da Saúde também recebeu a confirmação de que o vírus circulante foi encontrado na Faixa de Gaza e informou que vai enviar mais de um milhão de doses da vacina contra a pólio para a região.
* Com informações da Agência Brasil e supervisão de Bianca Paiva.  

ROTARY INTERNACIONAL NO COMBATE A PÓLIO

O Rotary trabalha para erradicar a pólio há mais de 35 anos e o alcance do nosso objetivo de livrar o mundo dessa doença está mais próximo do que nunca.

Como parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, reduzimos os casos de pólio em 99,9% desde o nosso primeiro projeto de vacinar crianças nas Filipinas, em 1979.

Os associados do Rotary doaram mais de US$2,1 bilhões e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países. Os esforços de sensibilização do Rotary contribuíram para obtermos o apoio governamental de diversos países, os quais destinaram mais de US$10 bilhões à causa.

Hoje, a pólio permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão. Mas é crucial continuarmos trabalhando para manter outros países livres dela. Se todos os esforços de erradicação parassem hoje, dentro de 10 anos, a doença poderia paralisar até 200.000 crianças por ano.            Conheça a história da erradicação da pólio e do Rotary

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Boeing estoura pneu após pouso de emergência no aeroporto de Campinas


 A pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi interditada na tarde desta segunda-feira (12) após um Boeing 737 realizar um pouso de emergência e estourar o pneu ao tocar o solo. Felizmente, não houve registro de feridos, mas o incidente gerou um impacto significativo nas operações do aeroporto.

Impacto nas operações e resposta emergencial

A aeronave, que ainda permanece na pista desde o momento do pouso, provocou o redirecionamento de todos os voos com destino a Viracopos para outros aeroportos da região. Até o momento, não há previsão de quando a pista será liberada. Em nota, a concessionária Aeroportos Brasil, responsável pela administração de Viracopos, destacou que “todos os procedimentos de segurança foram acionados”, incluindo a mobilização de equipes de Bombeiros e ambulâncias que acompanharam o pouso de emergência.

A empresa também ativou o Centro de Gerenciamento de Crises para avaliar a situação e mitigar os impactos nas operações do aeroporto. A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias que operam em Viracopos, anunciou que suspendeu todas as suas operações por aproximadamente quatro horas devido ao incidente. A empresa informou ainda que “todos os Clientes estão sendo atendidos de acordo com a Resolução 400 da Anac” e orientou os passageiros a verificarem o status de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto.

Foto: Reprodução

Detalhes do incidente e operações de resgate

De acordo com a concessionária, o incidente teve início durante a decolagem do Boeing 737, que apresentou problemas técnicos logo após sair do solo por volta das 12h32. A tripulação decidiu retornar ao aeroporto, realizando um procedimento para queimar combustível ao longo de cerca de duas horas, antes de solicitar a emergência. O pouso ocorreu por volta das 15h31, mas durante a aterrissagem, um segundo pneu do lado esquerdo estourou, causando danos ao trem de pouso.

Esclarecimentos da empresa aérea


A Modern Logistics, empresa responsável pela operação do Boeing 737, emitiu uma nota afirmando que a decisão de retornar a Viracopos foi tomada pela tripulação após a identificação de um problema técnico, e que todas as normas de segurança foram seguidas rigorosamente. “A decisão foi tomada de forma segura e dentro de todas as normas de aviação. A aeronave em questão pousou por volta das 15h30 e já se encontra de volta ao aeroporto de Viracopos”, destacou a empresa.

Trabalho contínuo para normalizar operações


Equipes de resgate e técnicos estão trabalhando para remover a aeronave da pista o mais rápido possível, visando a retomada das operações no aeroporto. A situação continua em desenvolvimento, e as autoridades aeroportuárias ainda estão avaliando o número total de voos impactados pelo fato. (plox)


domingo, 11 de agosto de 2024

Final do Torneio Integração da AAPI terá transmissão ao vivo, terça, dia 13/8.

 
Os jogos desta sexta-feira (9/8) encerraram a fase semifinal do Torneio Integração de Futebol Society, e definiram os classificados para a disputa dos títulos de campeões, nas séries A, B e C.

Na Série A, o Real Madrid conseguiu a classificação à final na disputa de pênaltis. 3 x 2, após empate em tempo normal por 1 a 1.  Na próxima terça-feira, 13/8, 9h30, o Ideal, que já havia derrotado o União no outro jogo da semifinal, jogará contra o Real Madrid na disputa do troféu de campeão da temporada.

Série B.

O Barcelona confirmou a boa fase e chegou à final após vencer o Juventude por 2 x 0, dois gols de Ley Intrigueiro. A decisão será contra o Boleiros que já havia passado pelo Santos, no início da semana. Barcelona x Boleiros jogam às 8h30, 13/8, na disputa do troféu de campeão.

Série C

A final da Série C será entre Bom Jardim x Palmeiras, dia 13/8, terça-feira, com às 7h15, com tolerância de 15 minutos. A última vaga desta semifinal ficou com o Palmeiras, que venceu o Monte Sinai por 4 x 3 nos pênaltis, após empate em 1 x 1 no tempo normal.  A boa presença de público tem sido outro destaque do Torneio Integração, além do grande número de atletas participantes, todos Associados da AAPI.

No dia 13/8, os jogos serão transmitidos nas redes sociais da AAPI e pela rádio VOX 97FM, ao vivo.

sábado, 10 de agosto de 2024

Famílias de vítimas de acidente aéreo em Vinhedo são acolhidas em hotel em São Paulo

 
A foto mostra o avião que caiu na sexta feira, estacionado no aeroporto regional do Vale do Aço, MG, na tarde da segunda feira passada, dia 05/08. A Voepass em parceria com a Latan, faz a rota diária entre Ipatinga, em Minas e o aeroporto de Congonhas, em São Paulo com este  modelo ATR-72.

 FAMILIARES DAS VÍTIMAS EM SÃO PAULO

Um grupo de 60 familiares das vítimas do voo 2283 chegou neste sábado em São Paulo. Eles foram levados para um hotel no centro de São Paulo. O local foi destinado para acolhimento e coleta de material genético, segundo apuração da TV Globo e da GloboNews.

Os familiares dos tripulantes já estão em São Paulo desde sexta-feira (9), mas estavam hospedados um hotel na zona Leste da capital. Ainda na manhã deste sábado, o grupo foi levado para o local no centro de São Paulo.

Esse hotel fica próximo ao IML Central, local para onde os corpos serão levados. Uma equipe de médicos- legistas (voluntários e designados) já foi convocada. Também tem um grupo que está de sobreaviso.

Os médicos-legistas vão reconhecer os corpos por impressão digital, prontuário odontológico, exame de DNA, fotos de tatuagens, cicatrizes, brincos, anéis, etc.

Os familiares poderão dar informações sobre características físicas das pessoas para auxiliar a identificação.

O IML Central tem capacidade para reconhecer 30 corpos em 12 horas, devem precisar de contêineres refrigerados. O IML é equipado com RX, Tomógrafo e um laboratório que estuda ossos (núcleo de antropologia).

“Os corpos são deslocados para São Paulo com apoio e escolta da Polícia Rodoviária Federal, porque tem setores que vão atender de maneira melhor do que a regional aqui de Campinas, com antropologia legal, odontologia legal. Alguns corpos nós vamos ter uma grande dificuldade num primeiro momento, porque de fato são corpos carbonizados e isso dificulta demais a identificação”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, afirmou nesta sexta-feira (9)

O avião com 58 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 62 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), na sexta-feira (9). Inicialmente, a Voepass noticiou que 61 pessoas tinham morrido após a queda do avião. Na manhã de sábado (10), o número de mortes subiu para 62.
Avião da Voepass,, mesmo modelo que caiu em vinhedo, também no aeroporto regional do Vale do Aço (Ipátinga/MG. A foto foi tirada por um jornalista de Ipatinga que embarcou para SP. recentemente.

 A aeronave pertence à companhia aérea Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo. De acordo com a empresa, as vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72.   O avião saiu de Cascavel às 11h46 e pousaria em Guarulhos.                                                                                                                                                      A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.   

JORNAL DE PORTUGAL DÁ NOTÍCIA DO ACIDENTE E MOSTRA FOTO DA  PASSAGEIRA PORTUGUESA

A vítima de nacionalidade portuguesa é “uma mulher com 48 anos”, confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) este sábado à agência Lusa. Numa publicação no Facebook, o MNE identificou a vítima como Gracinda Marina Castelo da Silva.
“O Ministério dos Negócios Estrangeiros já está em contacto com a família e lamenta profundamente a morte desta portuguesa, bem como das restantes vítimas, transmitindo sentidas condolências a todos os familiares”, pode ler-se na nota do MNE enviada à Lusa.                                                                                            Falec onosco:  agenciaanva@gmail.com

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

58 passageiros e 4 tripulantes morreram em acidente com Avião da VoePass, antiga Passaredo

 Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ratinho Junior (PSD), do Paraná, anunciaram que estão a caminho de Vinhedo.


A prefeitura de Vinhedo (SP) confirmou que não há sobreviventes na queda do avião da Voepass, antiga Passaredo. 62 pessoas estavam a bordo da aeronave.


O avião turboélice ATR-72 decolou de Cascavel (PR) às 11h50, com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP), com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo, segundo a companhia aérea. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave foi fabricada em 2010 e estava em estado regular.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Polícia Militar estão mobilizadas para o resgate das vítimas. O avião caiu em um condomínio no bairro Capela. Segundo Osmir Cruz, secretário de Segurança de Vinhedo, a aeronave caiu perto de uma casa, mas nenhuma pessoa ficou ferida em solo. O local do acidente fica próximo à rodovia Miguel Melhado (SP-324). A PM afirma que recebeu o chamado da ocorrência às 13h28.

Hospitais de Vinhedo e da vizinha Valinhos (SP) foram mobilizados para receber possíveis vítimas.

A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, já estão a caminho do local do acidente.

De acordo com informações do aeroporto de Viracopos, os pilotos que conduziam o avião não solicitaram apoio de emergência ao terminal, o mais próximo do local do acidente e localizado na região de Campinas (SP).

Confira a nota da Voepass

A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente .

Talk Show - Quanto Vale o Trabalho dos Profissionais de Enfermagem?


Nesta sexta-feira,dia 9 de agosto de 2024, das 13h30 às 14h30, aconteceu o talk show “Quanto Vale o Trabalho dos Profissionais de Enfermagem?” durante o  11º Encontro de Enfermagem da Região Sudeste(Enf SUDESTE). 

Moderado por Amanda Márcia dos Santos Reinaldo, o evento contou com a participação de Aline Arcanjo, Tatiana Vasques Camelo dos Santos e Anderson Rodrigues, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais(SEEMG), que discutiram a importância de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais de enfermagem.

O SEEMG tem se destacado na defesa do Piso da Enfermagem, uma conquista importante para a categoria. Anderson Rodrigues enfatiza que valorizar o trabalho da enfermagem é reconhecer o impacto que esses profissionais têm na saúde pública e na vida das pessoas. Ele aponta que a luta pelo piso salarial é parte essencial desse reconhecimento, garantindo que cada enfermeiro/a, técnico/a e auxiliar tenha as condições necessárias para exercer sua profissão com dignidade.

O talk show é um espaço de reflexão e discussão sobre a importância de se valorizar os profissionais de enfermagem, abordando desde questões salariais até as condições de trabalho e o reconhecimento social. Essa atividade promete enriquecer o debate e fortalecer a luta pela dignidade e pelo respeito ao trabalho dos/as enfermeiros/as.

Fotos: AgEficazPress

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e discute os caminhos criados pela enfermagem para protagonizar o presente e construir o futuro. Além do 11o ENF Sudeste, a ABEn promove o 2º  Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Região Sudeste e o 1º Encontro dos Estudantes da Região Sudeste.

A FNE e o SEEMG  apoiam esse evento, assim como também o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro (SindEnf-RJ), Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) e o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Espirito Santo (Sindienfermeiros-ES). Todos estão presentes para fortalecer os debates e a pauta da enfermagem. Pela primeira vez, acontece a exposição itinerante da FNE “A Enfermagem na Pandemia de Covid-19, nossas lutas, nossas vozes!”, que está sendo realizada pelo Seemg durante esses eventos.

“Um momento histórico que contribui para o desenvolvimento das competências e habilidades dos (as) trabalhadores/as da saúde e para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma Solange Caetano, presidenta da FNE.

O 11º Encontro de Enfermagem da Região Sudeste(Enf SUDESTE), 2º  Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Região Sudeste (EATEnf) e para o 1º Encontro dos Estudantes da Região Sudeste (EnESEnf) terminam, neste sábado (10/8), com uma caminha nas imediações da UFMG, na Pampulha/BH.

(agencia eficaz  -  Ascom/SEEMG e FNE) 


MAB pede ao Governo Federal que rejeite a proposta de mineradoras em Repactuação do crime socioambiental em Mariana e quer audiência com o presidente LULA


“Um acordo coerente, que considere a centralidade das vítimas e sua reparação integral, não os interesses especulativos e imediatistas de quem há anos segue impune pelos seus crimes.” Em carta aberta ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, encaminhada nesta quarta (7), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) solicita ao Governo Federal que rejeite a a proposta apresentada pelas mineradoras Vale e BHP Billiton na Mesa da Repactuação Rio Doce e reivindica uma audiência com o presidente para apresentar preocupações e propostas para garantir a participação dos atingidos. Além do documento, um grupo de atingidos e atingidas da Bacia do Rio Doce protestam nesta quarta em Brasília, na porta da Advocacia Geral da União (AGU), onde ocorre até o dia 08, uma rodada de negociação sobre a repactuação do crime.

Além da falta de participação dos atingidos, há também divergência quanto aos valores apresentados pelas empresas, que buscam um acordo global de, aproximadamente, de R$100 bilhões. O MAB afirma que esse montante não será suficiente para garantir uma reparação integral e justa a todas as famílias atingidas. “Pretendem repassar para o governo federal a obrigação de resolver os problemas não solucionados”, diz o documento.

Há muito tempo o MAB denuncia que, se comparado ao acordo feito pela Vale em Brumadinho, o valor do acordo de Mariana deveria ser, no mínimo, de R$ 500 bilhões.
Portanto, os valores debatidos nas negociações da Repactuação são totalmente insuficientes para a reparação dos danos individuais, das compensações coletivas, da recuperação do meio ambiente, tampouco da inclusão de áreas atingidas que nunca foram reconhecidas pelas empresas. É o caso do Sul da Bahia e algumas regiões do litoral capixaba.

Na prática, se comparado com o lucro líquido somente da Vale, em 2023, durante 20 anos, o crime custará pouco mais de 10% do lucro de apenas uma das empresas envolvidas. Nestes termos, fica evidente que o crime compensa e que o acordo nos termos que se apresenta é apenas de interesse das mineradoras. “Quem pagará a conta? Os atingidos? De onde sairá o dinheiro que faltará para garantir a reparação?” As indagações do MAB estão na carta ao presidente Lula.

Além do imenso prejuízo para o governo federal e para os atingidos, este acordo, segundo o Movimento, será um mau exemplo internacional visto que todas as negociações estão ocorrendo à portas fechadas, coordenadas pelo judiciário brasileiro que nega a participação dos atingidos e mantém os documentos em sigilo.

Os atingidos denunciam ainda que estão excluídos dos debates no Brasil e que há tentativas de impedirem que acessem a justiça nos países de origem das mineradoras. Nas últimas semanas, a justiça do Reino Unido revelou que a BHP Billiton incentivou o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) a entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir que municípios movam ações de reparação de danos em cortes estrangeiras. A mineradora concordou em pagar R$ 6 milhões ao IBRAM para tentar calar a voz de dezenas de municípios. Enquanto isso, BHP e a Vale comemoram recordes de produtividade e distribuem bilhões de reais a acionistas, ano após ano.

“Presidente Lula, a forma como este acordo se encaminha ocorre na contramão ao espírito de reconstrução e união do país, tendo a participação social como um de seus pilares. Somos mais de 1 milhão de atingidos que depositam suas esperanças em busca do que nos foi negado. Não permita que o judiciário, os governos e as instituições de justiça fechem um acordo que decide o futuro de milhares de pessoas sem sequer consultar as vítimas do processo, atingidas e atingidos. Não permita que cometam mais uma violência contra quem já perdeu muito, menos a esperança. É hora de fazer a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) ser a referência para um acordo justo”, diz a carta.  (Por agencia Eficaz BH)

Fale conosco: agenciaanva@gmail.com

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Sete Curiosidades Incríveis sobre os Elefantes

 
Os elefantes são animais fascinantes, com características únicas e comportamentos complexos. Aqui estão 7 curiosidades sobre esses gigantes gentis:

Memória Extraordinária: Os elefantes são conhecidos por terem uma memória excepcional. Eles podem reconhecer outros elefantes, lembrar de rotas migratórias e até mesmo se lembrar de eventos passados por muitos anos.

Língua Rica e Complexa: A comunicação entre os elefantes é muito mais sofisticada do que se imagina. Eles usam uma variedade de sons, gestos e cheiros para se comunicar. Além disso, cada grupo de elefantes possui seu próprio "dialeto".

Banhos de Poeira: Os elefantes adoram tomar banhos de poeira! Essa prática serve para se protegerem de insetos, regular a temperatura corporal e até mesmo para fins sociais.

Gravidez Mais Longa dos Mamíferos: A gestação de uma elefante é a mais longa entre todos os mamíferos, durando cerca de 22 meses. Os filhotes, chamados de bezerros, já nascem pesando cerca de 100 kg.

Dentes que Não Param de Crescer: Os elefantes possuem molares que crescem continuamente ao longo de sua vida. No entanto, eles perdem os dentes ao longo do tempo e podem enfrentar dificuldades para se alimentar na velhice.

Choros de Alegria: Assim como os humanos, os elefantes podem chorar de alegria. Essas lágrimas são uma forma de expressar emoções positivas e fortalecer os laços sociais dentro do grupo.

Pés Sensitivos: Apesar de serem animais grandes e pesados, os pés dos elefantes são extremamente sensíveis. Eles possuem almofadas de gordura que amortecem o impacto ao caminhar e ajudam a detectar vibrações no solo, o que é fundamental para sua comunicação e orientação.

Fonte: https://pt.quora.com/

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Governo congela R$ 15 bilhões, sendo R$ 500 milhões da educação


O Ministério da Educação (MEC) bloqueou R$ 500 milhões em verbas do Pé-de-Meia, três dias após anunciar a expansão do programa, que consiste no pagamento de uma bolsa para estudantes que concluírem o ensino médio. A medida faz parte da contenção de despesas decretada por Lula (PT) na semana passada.

Segundo o MEC, o programa “não sofrerá qualquer alteração” apesar do bloqueio. As informações são do Estadão.

O governo impôs um congelamento de R$ 15 bilhões no Orçamento para conseguir cumprir as regras fiscais deste ano. Desse total, R$ 1,3 bilhão será no MEC, dividido entre R$ 1 bilhão de bloqueio (para cumprir o limite do arcabouço fiscal, em função do aumento de gastos obrigatórios) e R$ 279,3 milhões de contingenciamento (para cumprir a meta fiscal, em função da arrecadação menor que a esperada). Na prática, seja bloqueio ou contingenciamento, significa que esse dinheiro não poderá ser usado.

Os ministérios afetados têm até esta terça-feira (6) para indicarem onde farão cortes e quais programas e ações serão atingidos. As outras pastas ainda não implementaram o ajuste.

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Daniel Mastral suicidou


O irmão do teólogo Daniel Mastral, Laercio Agostinho Ferreira, usou uma conta aberta no Instagram para confirmar a morte do irmão. Aos seus mais de 2 mil seguidores, ele escreveu citando a causa da morte.

– É com muita tristeza que venho informar que meu irmão, Daniel Mastral, veio a óbito nesta data, por ter se suicidado. Estamos super abalados com essa notícia – declarou.

O escritor e conferencista Daniel Mastral foi encontrado morto no quintal de sua casa neste domingo (4). O corpo foi localizado por um segurança do condomínio, em Aldeia da Serra, São Paulo. A causa da morte está sob investigação. Autoridades, no entanto, não descartam a possibilidade de suicídio.

x-satanista, Daniel ficou conhecido sobretudo com o livro Filho do Fogo, que reúne três volumes, no qual ele conta sua história e práticas antes de se converter ao cristianismo.

Em 2018, Mikhael Mastral, filho de Daniel, cometeu suicídio com apenas 15 anos. O jovem, que sofria depressão, se atirou de uma plataforma de trem.

Em 2021, o escritor sofreu outra grande perda. Sua esposa, a médica e também escritora Isabela Mastral, morreu vítima de uma parada cardíaca em um infarto agudo do miocárdio.

Lula participa de oferenda floral em monumento no Chile

 
Durante viagem ao Chile, nesta segunda-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma oferenda floral no monumento ao libertador Bernardo O’Higgins. A cerimônia aconteceu na Praça da Cidadania, em Santiago.

Também como parte da viagem, o petista irá para o Palácio de La Moneda em função de uma reunião bilateral e assinatura de atos com o presidente chileno Gabriel Boric.

Lula chegou a Santiago na noite deste domingo (4). Ele estava com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e não quis falar com jornalistas. As informações são do Poder360.

O presidente brasileiro avisou que só falaria publicamente após a primeira reunião com Boric.

Caçulinha morre em consequência de enfarto

 
O músico e compositor Rubens Antônio da Silva, mais conhecido como Caçulinha, morreu aos 86 anos na madrugada desta segunda-feira (5), segundo familiares.

Ele estava internado havia cerca de dez dias no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, onde se recuperava de um infarto.

Caçulinha se tornou nacionalmente conhecido por suas participações no Domingão do Faustão, ao produzir a trilha sonora do programa ao vivo por mais de 20 anos.

Também comandava a banda que abria e fechava os intervalos do programa teatral Sai de Baixo.

De acordo com os familiares, o velório será na Capela do Cemitério São Paulo, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista, das 11 às 15h. O sepultamento será às 16h no mesmo local.

Qual sua opinião sobre nosso blog?   agenciaanva@gmail.com


domingo, 4 de agosto de 2024

Deputados querem que Maduro seja declarado persona non grata no Brasil


 Na última sexta-feira (2), deputados do PL apresentaram um pedido para que Lula (PT) declare o ditador venezuelano Nicolás Maduro como persona non grata no Brasil. Ao todo, 32 parlamentares assinaram a solicitação, entre eles Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF) e Nikolas Ferreira (PL-MG).

Antes de ser enviada ao presidente brasileiro, o pedido tem que passar por votação no plenário.
Segundo os deputados, houve “manipulação grotesca” nos resultados eleitorais que indicaram vitória a Maduro. Eles acreditam que a medida é relevante para “condenar internacionalmente as ações autoritárias que minam a democracia e a estabilidade na região”. As informações são da Oeste.
– Essa medida reforçará o compromisso do Brasil, acima de interesses ideológicos e partidários, com a liberdade e pela democracia liberal, alinhando-se às vozes globais que clamam por justiça e transparência na Venezuela – argumentam.

sábado, 3 de agosto de 2024

MDB oficializa candidatura de Ricardo Nunes à Prefeitura de SP com Bolsonaro e Tarcísio no palco

Para disputar a reeleição nas eleições municipais de 2024, Ricardo Nunes tem o apoio de 12 partidos; candidato à vice-prefeito da chapa é o coronel da Polícia Militar Ricardo de Mello Araújo.

O MDB confirmou na manhã deste sábado Ricardo Nunes (MDB) como candidato a prefeito de São Paulo e Ricardo de Mello Araújo (PL), ex-comandante da Rota e ex-presidente da Ceagesp, como vice-prefeito da chapa nas eleições municipais de 2024.

A convenção foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e teve a presença do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Michele Bolsonaro, ex-presidente Michel Temer, Gilberto Kassab (PSD), Valdemar Costa Neto, presidente do PL, além de lideranças locais e pré-candidatos a vereador.

Para disputar a reeleição nas eleições municipais de 2024, Nunes tem o apoio de 12 partidos: MDB, PL, PP, PSD, Podemos, Agir, Solidariedade, União Brasil, Republicanos, Avante, PRD e Mobiliza.

"Meu coração está batendo forte nesse evento da democracia. Momento mais importante da minha vida política. Eu tenho muito orgulho de ser prefeito. Eu quero agradecer muito a oportunidade por poder ser prefeito por mais de quatro anos. Nesse momento, eu queria lembrar cada um de vocês que, acima de tudo, sou Ricardo, uma pessoa igual a cada um de vocês", afirmou Nunes.

Ainda durante o discurso, Nunes chamou sua família para ficar ao lado dele no palco, moradores para falarem sobre o programa habitacional "Pode Entrar" e Tomás Covas, filho de Bruno Covas.

"O dia não seria completo sem honrar a memória do seu pai [Bruno Covas]. Vamos dar continuidade ao legado do Bruno Covas. Não vamos deixar os que apoiam ditaduras, como da Venezuela. Não vamos dar a prefeitura ao invasor, ao depredador", disse Nunes.

"Lá atrás os que juraram lealdade para meu pai viraram as costas para mim e esse cara aqui está comigo sempre. Ele nunca deixou que eu ficasse abalado. Eu ficava de canto, não gostava que as pessoas me vissem triste, e ele foi para me acolher, não por oportunismo público. Nessa eleição, eu não tenho dúvida, nosso partido vai estar com Ricardo mais uma vez", completou Tomás.

No fim de seu discurso, Nunes reforçou a união dos partidos e fez críticas ao PSOL e Guilherme Boulos, candidato à Prefeitura de São Paulo.

"Apesar das nossas diferenças, o que nos une é o perigo que o PSOL representa para nossa cidade, contra o povo de São Paulo, a quinta maior metrópole do mundo. O que nos unes, acima de qualquer diferença, é a ameaça de ver a figura, como Guilherme Boulos, de ser prefeito de São Paulo, o mesmo Boulos que estava invadindo o Ministério da Fazenda, depredando a Fiesp, que estava boicotando a Copa do Mundo, boicotando nossa seleção e próprio país. A gente não quer isso. Queremos trabalho, habitação, educação. A gente quer paz e desenvolvimento".

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também discursou durante a convenção e afirmou que Ricardo Nunes pode contar com seu apoio.

"Quem pode falar as principais características do Ricardo? Eu vou dizer a primeira. Humildade. Fazia tempo que não conhecia um gestor tão humilde, uma pessoa que senta na mesa, que escuta, trabalha. Não escuta só o governador, mas vocês. É o prefeito da cidade mais importante da América Latina e não perdeu sua essência, sua humildade".

"Outra característica é que tem um coração gigante, que não cabe no peito, que está pronta para cuidar com vocês. É um privilégio para trabalhar com uma pessoa com coração tão grande, que trabalha de domingo a domingo, que conhece cada canto dessa cidade. Como tem sido bom trabalhar com Ricardo Nunes. Não há como fazer transformação se não tiver a parceira do governo do estado com a prefeitura. Temos 12 partidos juntos", enfatizou Tarcísio.


Já Jair Bolsonaro ressaltou, em seu discurso, sobre a indicação do vice-prefeito na chapa em seu discurso, o ex-coronel da PM Ricardo de Mello Araújo.

"Ricardo Nunes é nosso nome em São Paulo. Nós não fazemos nada sozinhos. O nosso partido teve a essência que deixássemos que indicássemos o nome para vice, que é o prezado coronel Mello Araújo. Além da passagem da segurança, ele foi testado no Ceagesp. Quando ele chegou, lá era uma cidade onde tudo de errado acontecia. Fez um trabalho fantástico. Ele vai estar, se Deus quiser, eleito junto com prefeito para melhor ajudar o prefeito na condução do trabalho que o Nunes vinha feito".

"Não podemos pensar aqui alguém que nunca trabalhou na vida, alguém que invadiu a propriedade alheia, para filiar ao PT, para liberar maconha, liberar o aborto, perverter nossas crianças com ideologia de gênero. Nosso maior patrimônio é nossa família e filhos", declarou Bolsonaro.

O ex-presidente ainda falou sobre a escola-cívico militar em São Paulo e agradeceu a presença dos policiais militares no evento.

Quem é Ricardo Nunes?

Filiado ao MDB desde os 18 anos, Nunes foi eleito parlamentar em SP pela primeira vez em 2012, com cerca de 30 mil votos. Em 2016, foi reeleito com 55 mil votos. Ele é casado e tem três filhos.

Nos dois mandatos, Ricardo Nunes aprovou 58 leis, sendo 41 com outros vereadores e 17 de autoria própria. Apenas quatro não eram de datas comemorativas ou nomes de ruas.

Na Câmara, foi relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento por seis anos, e atuou em várias Comissões Processantes. Católico, foi ainda membro da Bancada Religiosa, com forte atuação contra a ideologia de gênero.

Nunes tentou ser deputado federal em 2018, mas obteve apenas 47.258 votos e não conseguiu ser eleito.

No pleito seguinte, 2020, foi escolhido por Bruno Covas (PSDB) como vice de chapa. Com a morte do tucano em maio de 2021, tornou-se prefeito da capital paulista.

Dra Stella é aplaudida na Convenção do MDB como candidata a prefeita de Fabriciano

Dra Stella foi aplaudida por centenas de eleitores da coligação.
 A candidatura de Dra. Stella Nunes a prefeita de Coronel Fabriciano pelo MDB foi oficialmente lançada na noite desta quinta-feira (1), em convenção partidária no bairro Melo Viana. 

O evento reuniu centenas de pessoas, entre lideranças e munícipes em geral.

Na ocasião, além dos pré-candidatos à função de vereador da chapa composta pelos partidos MDB, PDT, Avante e Agir, o agora candidato a vice de Stella Nunes foi anunciado.

Trata-se do empresário Diego Motta (Agir), sobrinho do ex-vereador de Ipatinga e empresário Altair Vilar.

última semana