píada do Conhecimento, Cultural e Esportiva de Ipatinga – OLICEI. Dentre as provas da Olimpíada está o concurso de dança, música e teatro, com os finalistas presenteando o público com espetáculos contagiantes no palco do Centro Cultural Usiminas.
Na primeira noite do evento, nove escolas subiram ao palco e na segunda foram 14 escolas representadas.
A secretária municipal de Educação, Patrícia Avelar, ressalta o caráter educativo do evento, resultante de uma grande preparação e do envolvimento de inúmeros profissionais, como educadores musicais, atores, roteiristas, cenógrafos, coreógrafos e outros. “Nós tivemos espetáculos de alto nível, peças musicais de muita qualidade mesmo, que nos orgulham bastante. Todos se prepararam muito e o que vimos aqui nestes dois dias foi um evento gigante, espetacular”, descreveu.
Em terceiro lugar na categoria Ensino Fundamental 1 ficou a Escola Municipal Hermes de Oliveira Barbosa, de Pedra Branca. Em segundo, a Escola Municipal Gercy Benevenuto, do Taúbas, e em primeiro lugar, Escola Municipal Benvinda Moreira Pacheco, do bairro Caravelas.
O terceiro lugar do Ensino Fundamental 2 ficou com a Escola Municipal Padre Cícero de Castro, do Areal. Em segundo, a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, do bairro Ideal, e em primeiro, a Escola Municipal Wilma de Faria Silva, do Bethânia.
Patrícia Avelar faz questão de ressaltar que o caráter principal da OLICEI é a integração entre as escolas e os estudantes, promovendo cultura e o desenvolvimento das habilidades de forma prática.
Emoção
Nos corredores do Centro Cultural era nítida a emoção de alunos e professores prestes a entrar no palco. Para a grande maioria, era a primeira oportunidade de se apresentar para um público de aproximadamente 700 pessoas em cada noite. Para Lara, foi um momento “maravilhoso”. A OLICEI se encerra em novembro com outras etapas na programação.