sábado, 8 de fevereiro de 2025

Bretas vende supermercados em Minas para o Supermercados BH e pretende abrir atacarejos em São Paulo

 Cencosud vende operação do Bretas em Minas Gerais


Negociação teve início em um encontro promovido pela ABRAS, em abril de 2024, reunindo grandes lideranças do setor. Grupo deixa Minas Gerais e deve focar investimentos em outros estados

O grupo Cencosud anuncia a venda da operação do Bretas Supermercados em Minas Gerais para os Supermercados BH. A negociação envolveu 54 lojas do Bretas Supermercados, 8 postos de gasolina e 1 Centro de Distribuição. Com a venda, o Cencosud permanece com as 26 lojas da marca Bretas em Goiás, saindo do estado mineiro. A empresa continua no Brasil e irá focar seus investimentos no formato atacarejo em São Paulo e em outras regiões.

A origem dessa negociação remonta a abril de 2024, durante um almoço organizado pelo presidente da ABRAS, João Galassi, em Brasília. O evento teve como destaque a presença do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), então presidente do Senado, e reuniu importantes lideranças do setor supermercadista para debater a proposta da Cesta Básica Nacional de Alimentos (CBNA) isenta de tributos. Na ocasião, representantes do Cencosud e dos Supermercados BH estavam presentes, e, segundo relatos de fontes que estavam no evento, as primeiras tratativas sobre a aquisição do Bretas tiveram início ali.

Atualmente, a rede Supermercados BH conta com mais de 300 lojas e registrou um faturamento de R$ 17,4 bilhões em 2024, ocupando a quinta posição no Ranking ABRAS. Já o Cencosud, com faturamento de R$ 11,2 bilhões no mesmo período, aparece na oitava colocação.

A aquisição representa um movimento estratégico do Cencosud no País, que focará seus negócios em outros formatos e regiões, e reafirma a relevância de encontros promovidos pela ABRAS na geração de oportunidades e no fortalecimento do setor supermercadista nacional.

Arquivo do blog