Manual sobre como agir no jornalismo do SBT
Caso Rodrigo Bocardi passe a integrar o time de funcionários
do SBT, ele terá que seguir um manual deixado por Silvio Santos, dono do canal,
que elaborou diretrizes sobre como atuar no jornalismo da emissora e a
filosofia da empresa. Leia abaixo na íntegra!
“A fim de que não pairem dúvidas quanto à linha a ser
seguida pelo Departamento de Jornalismo, tanto o Diretor Marcos Wilson, como o
SBT, naquilo que lhe couber, comprometem-se a observar, rigorosamente, os
seguintes princípios editorais. Credibilidade: Cada informação deve ser
confirmada. Nenhum boato ou rumor pode ser divulgado. Respeitabilidade: Devemos
conquistar o respeito de nosso público e das nossas fontes. Seremos incorruptíveis
e honestos.”, escreveu Silvio Santos para os funcionários da emissora.
Seriedade: Seriedade não é sinônimo de velhice. O único
compromisso de quem tem um telejornal sério é com a informação precisa,
correta. Isenção: Ouvir sempre os dois lados, frente e verso de uma informação.
Nenhuma pessoa será culpada antes que a Justiça assim o diga. Apartidarismo:
Nosso compromisso é com a informação correta e com o público: ele quer fatos
documentos e não proselitismo; quer informação e não ideologização da notícia.
Imagem Diferenciada/Personalidade: Nossa marca, nossa cara são próprias,
construídas ao longo do tempo. Não devemos ter a cara dos concorrentes”,
completou o marido da jornalista e autora de novelas Íris Abravanel
O que mais chama atenção no documento, é o público-alvo do
canal, onde Silvio Santos deixa mais que claro e também o seu objetivo:
“Produto Indispensável: Nosso telejornalismo deve ser para o público tão
indispensável como o alimento do dia a dia. Produto Popular: Ser popular não
significa ser populista ou popularesco. O público não é uniforme em todos os
sentidos. Uma notícia deve ser entendida pela patroa e pela empregada. Produto
Moderno: A TV já é um veículo ágil e seu jornalismo deve ser moderno, dinâmico
e, até certo ponto, audaz”.
“Empresarial: O jornalismo está dentro de uma empresa maior
e não deve fugir das regras de administração empresarial, como avaliação e
treinamento. Metas e Objetivos: Devemos estabelecer as metas e objetivos, que
serão entendidos e assimilados por toda a equipe e, principalmente, cumpridos.
Produto Didático: Não podemos complicar a vida do público, mas dar todos os
instrumentos para facilitá-la. A informação deve ser simples, transparente,
clara e didática”, continuou Senor Abravanel.
“Pessimismo Dispensável: O tom do jornalismo deve ser
otimista, procurando mostrar que, mesmo nas situações mais trágicas, é possível
dar a volta por cima. Princípios do Público: Não vamos agredir nosso público em
seus costumes e suas crenças; o respeito ao telespectador é fundamental. Todos
os redatores, repórteres e jornalistas da casa, no exercício de suas tarefas,
devem obedecer a tais princípios, que refletem a filosofia que desejamos
imprimir ao jornalismo do SBT, para que possamos cumprir a missão de informar
bem para melhor formar nosso povo e nossa gente”, finalizou Silvio Santos na
carta escrita em 3 de março de 1988.
* O documento escrito e assinado por Silvio Santos fica exposto na redação de jornalismo do SBT.