quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Se Bocardi entrar no SBT terá que seguir manual escrito por Silvio Santos.

   


Manual sobre como agir no jornalismo do SBT

Caso Rodrigo Bocardi passe a integrar o time de funcionários do SBT, ele terá que seguir um manual deixado por Silvio Santos, dono do canal, que elaborou diretrizes sobre como atuar no jornalismo da emissora e a filosofia da empresa. Leia abaixo na íntegra!

“A fim de que não pairem dúvidas quanto à linha a ser seguida pelo Departamento de Jornalismo, tanto o Diretor Marcos Wilson, como o SBT, naquilo que lhe couber, comprometem-se a observar, rigorosamente, os seguintes princípios editorais. Credibilidade: Cada informação deve ser confirmada. Nenhum boato ou rumor pode ser divulgado. Respeitabilidade: Devemos conquistar o respeito de nosso público e das nossas fontes. Seremos incorruptíveis e honestos.”, escreveu Silvio Santos para os funcionários da emissora.

Seriedade: Seriedade não é sinônimo de velhice. O único compromisso de quem tem um telejornal sério é com a informação precisa, correta. Isenção: Ouvir sempre os dois lados, frente e verso de uma informação. Nenhuma pessoa será culpada antes que a Justiça assim o diga. Apartidarismo: Nosso compromisso é com a informação correta e com o público: ele quer fatos documentos e não proselitismo; quer informação e não ideologização da notícia. Imagem Diferenciada/Personalidade: Nossa marca, nossa cara são próprias, construídas ao longo do tempo. Não devemos ter a cara dos concorrentes”, completou o marido da jornalista e autora de novelas Íris Abravanel

O que mais chama atenção no documento, é o público-alvo do canal, onde Silvio Santos deixa mais que claro e também o seu objetivo: “Produto Indispensável: Nosso telejornalismo deve ser para o público tão indispensável como o alimento do dia a dia. Produto Popular: Ser popular não significa ser populista ou popularesco. O público não é uniforme em todos os sentidos. Uma notícia deve ser entendida pela patroa e pela empregada. Produto Moderno: A TV já é um veículo ágil e seu jornalismo deve ser moderno, dinâmico e, até certo ponto, audaz”.

“Empresarial: O jornalismo está dentro de uma empresa maior e não deve fugir das regras de administração empresarial, como avaliação e treinamento. Metas e Objetivos: Devemos estabelecer as metas e objetivos, que serão entendidos e assimilados por toda a equipe e, principalmente, cumpridos. Produto Didático: Não podemos complicar a vida do público, mas dar todos os instrumentos para facilitá-la. A informação deve ser simples, transparente, clara e didática”, continuou Senor Abravanel.

“Pessimismo Dispensável: O tom do jornalismo deve ser otimista, procurando mostrar que, mesmo nas situações mais trágicas, é possível dar a volta por cima. Princípios do Público: Não vamos agredir nosso público em seus costumes e suas crenças; o respeito ao telespectador é fundamental. Todos os redatores, repórteres e jornalistas da casa, no exercício de suas tarefas, devem obedecer a tais princípios, que refletem a filosofia que desejamos imprimir ao jornalismo do SBT, para que possamos cumprir a missão de informar bem para melhor formar nosso povo e nossa gente”, finalizou Silvio Santos na carta escrita em 3 de março de 1988.

* O documento escrito e assinado por Silvio Santos fica exposto na redação de jornalismo do SBT.

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