sábado, setembro 07, 2024
Espírito Santo decreta situação de emergência por causa dos incêndios em todo o estado
O Espírito Santo decretou estado de emergência em relação ao aumento de incêndios que acontecem em todo o estado. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (7), pelo governador Renato Casagrande (PSB), em Vitória, durante o desfile do Dia da Independência.
Apenas no mês de agosto, foram 550 ocorrências, e casos continuaram na primeira semana de setembro, como em Pancas, no Noroeste do estado, local que, há cerca de sete dias, enfrenta um incêndio no morro onde fica o maior circuito de tirolesas da América Latina.
O decreto vai ser publicado na próxima segunda-feira (9), válido para todo o estado, e não tem duração estipulada, vai depender do fim ou diminuição das queimadas. A medida tem como objetivo dar à administração pública condições e agilidade nas ações de enfrentamento às queimadas, como na contratação temporária de pessoal, por exemplo.
“São muitos incêndios e nós estamos tendo que combater, acompanhado um prejuízo à biodiversidade, um prejuízo aos animais, um prejuízo às pessoas, ao patrimônio das pessoas e o risco à vida. Vamos decretar situação de emergência para que a gente continue com todas as nossas instituições trabalhando firmemente no combate ao incêndio e na prevenção”, afirmou o governador.
O governador lembrou que o momento é acompanhado também de uma seca em todo o estado, e não descartou a possibilidade de pode ser acrescentado nos próximos dias medidas relacionadas à estiagem.
“É um decreto decorrente dos focos de incêndio e que depois poderá também ser acrescentado à falta de água. O momento exige muito equilíbrio ao uso da água e muito cuidado aos focos de incêndio para gente poder proteger o meio ambiente”, disse.
Números de ocorrências
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, foram registradas 2.331 ocorrências de incêndio no estado em 2024, sendo 688 casos apenas em julho e 550 em agosto, período em que o período de estiagem é mais intensificado. Não foram informados números de casos na primeira semana de setembro.