A Câmara Municipal de Ipatinga divulgou, nesta sexta-feira (1), o falecimento do ex-vereador João Pereira da Silva Silva, aos 89 anos, e que atuou na Casa Legislativa entre 1973 e 1977 e foi presidente da Câmara em 1975, período em que os vereadores não recebiam subsídios. O ex-parlamentar, conhecido por sua filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instaurado em 1964, destacou-se pela resistência e atuação política em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores.
João Pereira também teve um papel crucial na fundação do Sindicato dos Rodoviários de Coronel Fabriciano, onde atuou na liderança de direitos trabalhistas para a categoria. Além de sua trajetória política e sindical, ele foi motorista efetivo da Câmara Municipal de Ipatinga de 1978 até sua aposentadoria em 1991.
A trajetória de João Pereira não se limitou à atuação sindical e política: ele era também um entusiasta das comunicações, sendo radioamador e demonstrando interesse pelas inovações tecnológicas. Pai de sete filhos – Cícero Romão, Anésio Renault, Raimundo Nazareno, Sarah Regina, José Geraldo, Fátima Aparecida e Sanzio Vinícius –, João Pereira deixa um legado de dedicação à sua comunidade e de engajamento nas causas sociais e democráticas.