quarta-feira, novembro 06, 2024

Moraes pode impedir ida de Bolsonaro à posse de Trump e gerar mal-estar com EUA


A possibilidade de o STF, via ministro Alexandre de Moraes, barrar a viagem de Jair Bolsonaro aos EUA para a posse de Donald Trump em janeiro já levanta questionamentos sobre o impacto diplomático. Tal impedimento poderia ser interpretado como uma afronta pelo futuro presidente americano, alinhado politicamente a Bolsonaro.

Em fevereiro, após ter o passaporte retido pela Polícia Federal, Bolsonaro buscou refúgio na Embaixada da Hungria em Brasília, o que foi visto pelo STF como indício de possível fuga. Esse histórico tem sido usado como argumento para avaliar uma nova restrição de viagem ao ex-presidente, que deseja prestigiar a posse de Trump.

Bolsonaro necessita de autorização judicial para sair do país, visto que o STF mantém seu passaporte retido, uma medida reforçada após investigações sobre tentativas de golpe de Estado e venda irregular de joias. A presença dele em solo americano, entretanto, é desejada por seus aliados internacionais.

Caso Moraes opte por barrar a saída de Bolsonaro, o gesto pode gerar tensão diplomática, uma vez que o novo governo americano enxerga o ex-presidente como aliado.

OPINIÃO

Acho uma grande palhaçada esta briga política entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio. Ninguém pode negar os méritos de Bolsonaro como líder da direita e também não podemos tirar os méritos de Lula. Os dois são estrelas políticas. O Lula já está com sérios problemas com o seu ex-amigo Nicolás Maduro. Se fica a ffavor de Maduro sofre as consequencias aqui no Brasil onde ninguém quer saber de ditadores. Agora, resolveu apoiar a Kâmela e se deu mal, pois quem ganhou foi o Tramp. Se impede a ida de Bolsonaro a posse de Tramp vai piorar ainda mais o relacionamento diplomático com os EUA. Todo mundo desce a lenha no Alexandre de Morais, mas esquecem que quem determina tudo é o senhor Lula. O Ministro é apenas um cumpridor de ordens. Fica mal visto pelos brasileiros enquanto o Lula fica sendo o bonzinho da Côrte.

Que mal fez o Bolsonaro para ter o passaporte retido? Não aprontou mais que o PT e seus trambiqueiros apoiadores. Volto a afirmar: prá mim, isso tudo não passa de uma grande palhaçada.

Leoncio Corrêa / jornalista Reg. 1500 FENARJ