quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Dermatologista da AAPI dá dicas para evitar o câncer de pele no verão

 
Tumor mais frequente no Brasil, o câncer de pele tem a sua incidência maior no verão

Mais de 200 mil pessoas devem ser diagnosticadas com câncer de pele entre 2023 e 2025 no Brasil. É o que estima o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, estima que entre 2023 e 2025. A dermatologista Dra. Lívia de Castro Fernandes, que atende na AAPI, dá dicas de como evitar o tumor mais frequente no Brasil e no Mundo.

O câncer de pele acontece quando as células se multiplicam sem controle. Lívia destaca que a doença é mais comum em “pessoas com pele clara, com histórico familiar de câncer de pele e em pessoas que trabalham expostas ao sol”.

Tipos de câncer de pele

Tendo como sua principal causa a exposição excessiva ao sol, o câncer de pele é dividido em dois tipos: melanoma e não melanoma.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pele melanoma tem origem nas células que produzem a melanina (substância que determina a cor da pele). Mais grave, esse tipo de câncer tem uma maior probabilidade de disseminar para outros órgãos. O INCA estima que entre 2023 e 2025 haverá 8.980 novos casos desse tipo: 4,13 casos a cada 100 mil habitantes.

Já o câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais frequente e o com a menor mortalidade no Brasil. Desde que o seu diagnóstico seja precoce, tem uma alta chance de cura. Não o tratar de forma adequada, no entanto, pode deixar mutilações expressivas.

Quanto ao tipo não melanoma, o INCA estima que neste triênio haverá 220.490 novos casos no país. A estimativa aponta que 102 a cada 100 mil habitantes vão desenvolver tumores deste tipo.

Sinais

É muito importante conhecer o próprio corpo para observar os sinais do câncer de pele, uma vez que ele pode se assemelhar com pintas, eczemas e outras lesões benignas. O diagnóstico só é possível por meio de exame clínico, realizado por um médico especializado, ou pela biópsia.

Lívia aponta alguns sinais que devem ser observados com maior atenção. “Manchas ou feridas que não cicatrizam, principalmente na face, orelha, no pescoço, colo e nos braços”, pontuou.

Também é importante lembrar que quando diagnosticado de forma precoce, o câncer de pele apresenta uma alta taxa de recuperação.

Dicas

Evitar exposição excessiva ao sol e o uso de protetores para evitar a radiação UV seguem sendo as melhores formas de prevenir o câncer de pele.

“Usar protetor solar pela manhã todos os dias na face, colo e braços. As pessoas em exposição solar intensa, também podem usar nas orelhas”, recomendou a profissional.

A dica é ainda mais importante para pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e com olhos claros. Essas pessoas fazem parte dos fototipos 1 e 2, mais suscetíveis a desenvolverem a doença.

Pessoas que possuem familiares com histórico de câncer de pele, muitas pintas, queimaduras solares e até mesmo dificuldade em se bronzear, também devem ficar alertas.

Pessoas idosas

Lívia Fernandes destacou que o risco de os idosos terem o câncer de pele é alto devido ao tempo de exposição ao longo da vida.

“Os idosos têm a maior chance de ter o câncer de pele porque eles se expuseram ao sol ao longo de muitos anos e já têm um dano no DNA. Os cuidados que eles precisam ter, além de usar o protetor nestas áreas mencionadas, consultar com um dermatologista pelo menos uma vez ao ano”, explicou.

Por último, a profissional destacou a importância de obedecer às orientações médicas.

“É muito importante que o paciente siga as orientações de seu dermatologista porque o câncer de pele dificilmente vai levar a óbito. Contudo, se as feridas crescem muito, elas podem desfigurar a pele e, quando a pessoa for se submeter a uma cirurgia, ficam cicatrizes inestéticas”, alertou a dermatologista da AAPI.

A AAPI

Fundada em 1980, a Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga, a AAPI, oferece uma ampla gama de benefícios para seus associados. Entre esses benefícios, está o acesso a consultas gratuitas em 25 especialidades médicas diferentes.

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode se associar. Para conhecer todos os benefícios e se associar, basta acessar o link https://aapi.org.br/associe-se-saude/.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Dra. Thaís Canêdo, de Ipatinga, no maior congresso odontológico do mundo em São Paulo


Entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2025, São Paulo foi palco do 42º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), reconhecido como o maior evento odontológico do mundo. Organizado pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), o congresso atraiu profissionais de diferentes países, grandes marcas do setor e apresentou inovações tecnológicas e científicas que definem os rumos da odontologia global.

 A Dra. Thaís Canêdo, advogada de Ipatinga especializada em Direito Médico e Odontológico (OAB/MG 142.845), participou do evento como referência na integração entre a odontologia e a área jurídica. Palestrante, mentora e secretária-geral da Comissão Nacional de Direito Odontológico da ABA, Thaís destacou a importância de debates sobre legislações para promover uma atuação ética, segura e responsável na odontologia.

 O impacto do CIOSP no setor odontológico

Com uma trajetória que começou em 1957, o CIOSP é realizado anualmente desde 2002, consolidando-se como uma plataforma de inovação e aperfeiçoamento profissional. A edição de 2025 contou com uma programação científica robusta, apresentações de trabalhos acadêmicos, cursos de atualização e exposições de grandes marcas que revelaram tecnologias de ponta para a prática odontológica.

 Dra. Thaís Canêdo: Ética e inovação em foco

Para a Dra. Thaís, o CIOSP foi uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências. “Este evento representa uma chance ímpar de aprofundar o entendimento sobre as questões legais que envolvem a odontologia e de interagir com profissionais renomados de diferentes partes do mundo”, afirmou.

 A advogada também destacou seu compromisso em aplicar os conhecimentos adquiridos no evento em benefício de seus clientes e na promoção de uma odontologia mais ética e segura.

 A contribuição da Dra. Thaís Canêdo

Durante os quatro dias de evento, a Dra. Thaís compartilhou insights sobre as legislações que impactam a odontologia e reforçou seu compromisso com a disseminação de conhecimento jurídico para profissionais da área. Em suas palavras:

"Este evento foi uma oportunidade ímpar para interagir com especialistas renomados e aprofundar o entendimento sobre as questões legais da odontologia. Meu objetivo é levar o aprendizado adquirido aqui para beneficiar meus clientes e contribuir com a sociedade."

 

A advogada destacou a relevância de iniciativas como o CIOSP para aproximar os profissionais da odontologia de debates sobre ética, segurança e responsabilidade, promovendo um futuro mais seguro e inovador para a prática clínica.


 Um evento de escala global

O CIOSP não apenas apresentou as últimas inovações em odontologia, mas também reforçou sua relevância como o maior ponto de encontro para profissionais do setor no mundo. Durante quatro dias de intensas atividades, São Paulo foi o epicentro das discussões sobre o futuro da odontologia, atraindo olhares de toda a comunidade científica e profissional.

 A Dra. Thaís Canêdo, ao representar Ipatinga em um evento dessa magnitude, reafirma sua posição como uma das principais referências no Direito Odontológico no Brasil, contribuindo para a evolução da odontologia em uma perspectiva ética e inovadora.

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Mineiro de Inhapim que matou duas pessoas e fugiu para os EUA foi preso em Boston


Brasileiro foragido é preso nos EUA e incluído em lista de ‘piores’ imigrantes ilegais detidos na era Trump. Condenado no Brasil por matar duas pessoas em um acidente de trânsito, Vitor de Sousa Lima fugiu para os EUA, e era procurado pela Interpol. Ele foi preso em Boston no último sábado (25).

Um brasileiro identificado como Vitor de Sousa Lima, de 28 anos, foi preso no último sábado (25) em Boston, nos Estados Unidos, durante uma operação do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês). A operação faz parte do novo decreto de Donald Trump, determinando a deportação de imigrantes em situação irregular.
No Brasil, Lima foi condenado por um homicídio culposo em Inhapim, na região Leste de Minas Gerais, em 2014 (entenda mais abaixo). A Casa Branca o considera um dos criminosos mais perigosos entre os imigrantes ilegais detidos desde o início do governo de Donald Trump.

Ele é o único brasileiro na lista do governo dos Estados Unidos com os “piores” imigrantes já detidos, que inclui estupradores, pedófilos e terroristas. A Casa Branca não diz claramente se foi essa condenação no Brasil que baseou a prisão dele nos EUA, cita apenas que foi condenado por homicídio culposo, mas não deixa claro onde ocorreu o crime.

Atualmente, ele está detido em um centro de detenção de imigrantes na cidade de Dover, em New Hampshire, aguardando a deportação para o Brasil. Não há informações sobre como ele migrou para os Estados Unidos.  (com informações do G1)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Os hospitais nos EUA só atendem alguém se pagar adiantado? Não. Mas pasme com o que acontece

 Por: Orlando Furioso da Silva Marques

 Os Hospitais americanos atendem qualquer um.

Só que você assina um contrato especificando até quanto é para gastarem com você…É meio estranho, mas é assim. Junto com o contrato, você assina tipo uma "nota promissória de confissão de dívida"….em branco…sem o valor estar preenchido;

É isso ou saia.

Se você não tiver plano de saúde será cobrado na saída.

Dividem a conta em centenas de parcelas para você pagar, com juros baixos, diminuem o valor, e você acaba se endividando e pagando.

Se não puder pagar, irão te perseguir até que pague.

Te encontram em qualquer lugar nos EUA.

Baixam seu credit score, transformam sua vida em um inferno.

Com credit score baixo, nem conta em banco você consegue manter.

Acaba tendo de descontar cheques de trabalho com agiotas….

Não posso afirmar, mas minha impressão, é que não atendem bem quem não tem planos de saúde. É diferente.

Os Estados Unidos não é um país para ser pobre nem idoso.

Por todo lado você vê pessoas com mais de 70 anos trabalhando, e às vezes trabalhando pesado para sobreviver.

Pobres são chamado de "losers" (perdedores) e olhados com desdém.

E veja só. É um país com mais de 50 milhões de pessoas vivendo de subsidios do governo, ou seja pobres.

Apesar de haver hospitais de caridade, você nestes hospitais se misturará com drogados e pessoas sem teto. Definitivamente não é um bom lugar.

E as pessoas, nesses lugares de caridade se comportam de modo não muito sociável…Xingam, falam alto, implicam com você….Muitas vezes embriagados ou drogados… Não são todos…mas os que aparecem valem por muitos… logo a policia é chamada e não sei o que fazem com o sujeito…

Hospital de caridade normalmente não é um bom Hospital.

Por ser um país de muitas oportunidades, posso dizer que só é pobre mesmo, quem quer. É diferente do Brasil. Lá a opção de ser sem-teto ou pobre é realmente é uma opção de vida.

A escada social pode ser galgada e existe para todos.

Nos últimos anos muita coisa mudou.

Existem conflitos que estavam em baixo do pano, que agora afloraram, não sei como será o futuro dos EUA.

A polarização extrema esta acontecendo, como em muitos lugares do mundo.

Imigrantes e minorias são olhadas com desdém pelo americano típico, que se acha superior.

UMA TRISTE REALIDADE.

 Por: Federica Bagwell.  Trabalha em Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal)

No final de uma tarde fria, recebo a visita inesperada dos meus dois filhos. Um é médico, o outro engenheiro. Ambos são bem sucedidos em suas profissões. Há menos de uma semana sofri a morte da minha amada esposa. Ainda estou arrasado pela perda que mudou o rumo e o sentido da vida para mim.

Sentados à mesa da sala de uma casa simples e simples, onde agora moro sozinho, começamos a conversar. O tema é sobre meu futuro. Um arrepio percorre minha espinha. Logo eles estavam tentando me convencer de que o melhor para mim era morar em uma casa de repouso.

Eu reajo... Defendo que a sombra da solidão não me assusta e a velhice, menos ainda. Mas meus filhos insistem “preocupados”? Lamentam, entretanto, que os quartos dos seus grandes apartamentos à beira-mar estejam ocupados e por isso não posso estar nem com um nem com outro... é o que dizem. Além disso, meus filhos e noras vivem vidas muito ocupadas. Então eles não teriam como me ver. E isso sem levar em conta os meus netos, eles estudam quase o dia todo, é impossível.

A meu favor, argumento, de forma pouco convincente, que, nesse caso, eles poderiam muito bem ajudar-me a pagar um cuidador. Na minha frente, o médico e o engenheiro dizem que na realidade seriam necessários “três cuidadores em três turnos, todos com carteira assinada”. O que seria, em tempos de crise, uma pequena fortuna ao final de cada mês.

Recuso-me a aceitar a proposta de morar em um abrigo. E aí vem outra sugestão: me pedem para vender a casa. O dinheiro será usado para pagar as despesas da casa onde ficarei por um longo período, para que ninguém tenha que se preocupar. Nem eles, nem eu.

Cedo às discussões porque não tenho mais forças para enfrentar tamanha ingratidão e frieza. Fecho os lábios e não falo do sacrifício que fiz ao longo da vida para financiar os estudos dos dois. Não digo que deixei de viajar com a família em alguma viagem, de frequentar bons restaurantes, de ir ao teatro ou de trocar de carro para que nada lhes faltasse. Não valeria a pena mencionar tais fatos neste momento da conversa.

A partir daí, sem dizer uma palavra, decido recolher meus pertences. Em pouco tempo vejo uma vida inteira resumida em duas malas. Com eles embarco em outra realidade, muito mais difícil: um lar para idosos, longe dos meus filhos e netos.

Hoje, nos braços da solidão, reconheço que consegui ensinar valores morais aos meus filhos. Mas não consegui transmitir a nenhum deles uma virtude chamada GRATIDÃO.

Peço desculpas por expressar o que penso, mas saibam que quando ficarem “velhos” vão querer ser bem tratados pelos seus filhos e/ou netos e isso não se consegue com dinheiro e sim com a bondade plantada em seus corações.

Simples Nacional: prazo para adesão termina dia 31 de Janeiro


Vai até o próximo dia 31 o prazo para os contribuintes que se enquadram nas regras do Simples Nacional possam aderir ao regime. Todo o processo é feito pelo portal do Simples e vale tanto para novas empresas quanto para as que foram excluídas em 2024 mas pretendem voltar ao regime. Isso vale até mesmo para quem não conseguiu regularizar os débitos entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro do ano passado.

Nova oportunidade para quem foi excluído

Em 2024, 1,8 milhão de contribuintes receberam da Receita Federal o Termo de Exclusão por falta de quitação de débitos, mas quem quitou o que devia no prazo previsto vai continuar inserido no regime de forma automática.
Já quem não conseguiu regularizar as pendências — que somam 1,5 milhão de contribuintes — foi excluído desde o dia 1º de janeiro. Para saber se você foi um deles, basta acessar a página “Consulta Optantes“, para saber qual a sua situação.

Simples em números

O Brasil tem hoje cerca de 23,4 milhões de contribuintes incluídos no regime de tributação do Simples Nacional. Desse total, 16 milhões são microempreendedores individuais (MEI).
Segundo a Receita Federal, até o fim do prazo para ingresso no Simples — 31 de janeiro — o número de pedidos previsto é de 1,2 milhão. Fonte: Brasil 61

3 mortos e 8 feridos em acidente na Br-116 próximo a GV

Um grave acidente registrado neste domingo (26), no início da tarde, deixou três pessoas mortas e outras oito feridas na BR-116, em um trecho entre Governador Valadares e Frei Inocêncio, no Vale do Rio Doce. A tragédia envolveu uma carreta e dois carros de passeio, causando a interdição total da rodovia até o final da tarde.

Batida frontal e número de vítimas

O acidente ocorreu após o distrito de Chonin de Baixo, no sentido Frei Inocêncio, e as imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros de Governador Valadares mostram uma violenta colisão frontal entre um dos carros e a carreta. De acordo com informações da corporação, um segundo veículo também esteve envolvido no acidente. 
Foto: divulgação

No total, havia 11 ocupantes nos veículos. No Volkswagen Gol, cinco pessoas ficaram feridas; no Chevrolet Prisma, quatro ocupantes estavam no momento do impacto; já a carreta transportava duas pessoas. As três vítimas fatais morreram no local antes de qualquer socorro.
Resgate e interdição

 

Equipes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Perícia Técnica da Polícia Civil estiveram no local para realizar o resgate e os trabalhos necessários. O trânsito na BR-116 precisou ser completamente interditado e só foi liberado por volta de 17h50.
Investigação das Causas

As autoridades agora trabalham para esclarecer o que levou à tragédia. A Perícia Técnica está conduzindo os levantamentos, enquanto os órgãos responsáveis investigam as circunstâncias do acidente.

sábado, 25 de janeiro de 2025

Trem de passageiros da VALE terá suspensão de trajetos parcialmente

 A circulação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas será alterada entre os dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro para manutenção preventiva e programada na linha férrea. Não serão disponibilizadas passagens para este período em Belo Horizonte, Barão de Cocais (Estação Dois Irmãos), Rio Piracicaba e João Monlevade. O horário de embarque nas demais estações, assim como a circulação entre Itabira e Nova Era, será mantido.

A previsão é que a circulação volte ao trajeto completo e normal no dia 4 de fevereiro.

Para mais informações sobre a venda de bilhetes, entre em contato com o Alô Vale (0800 285 7000).

Dia 27/01/25: Trem de Belo Horizonte sentido Cariacica segue normalmente. No sentido contrário, a viagem com partida de Cariacica finaliza na estação Desembargador Drumond, em Nova Era/MG

 Entre os dias 28/01 e 03/02/25: O trem de passageiros só circulará no trecho Desembargador Drumond (Nova Era) x Estação de Pedro Nolasco (Cariacica) (nos dois sentidos)

 Dia 04/02/25:  A circulação nos 2 trechos se normalizará


Crise na economia faz a Azul cancelar vôos em várias cidades



A companhia aérea Azul informou a suspensão total de suas operações em 12 cidades brasileiras a partir do dia 10 de março. Os voos serão encerrados em Campos e Cabo Frio (RJ); Correia Pinto (SC); Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE); Mossoró (RN); São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI); Rio Verde (GO); e Barreirinha (MA).
A companhia alegou, em nota à imprensa, uma série de fatores, “que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda”.

Pelas mesmas razões, haverá redução de oferta e readequações da operação da Azul em outras localidades. Os voos para Fernando de Noronha (PE) serão operados somente a partir de Recife. Também a partir de 10 de março, os voos saindo de Juazeiro do Norte (CE) passarão a ter como destino o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), principal hub da companhia. As operações no aeroporto de Caruaru (PE) serão readequadas, devido à baixa ocupação. Segundo a Azul, os voos passarão a ser realizados por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove clientes.



“As mudanças fazem parte do planejamento operacional da Companhia, e os Clientes impactados estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”.

Na semana passada, a Azul e a Abras, dona da Gol, outra companhia aérea nacional, assinaram um memorando de entendimento para iniciar as negociações para uma fusão. Caso a união se concretize, a nova empresa concentrará 60% do mercado aéreo no país.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Até 52% do valor dos itens escolares é imposto. Será que o Governo sabe?


Entre os itens mais tributados, a caneta ocupa o primeiro lugar (51,7%), em seguida aparecem a régua (43,91%) e a calculadora (43,43%)

Os impostos sobre materiais escolares podem representar mais da metade do preço final dos itens no Brasil, chegando a até cerca de 52% em um dos itens. É o que mostra o levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), divulgado nesta terça-feira (21), com base em dados do Impostômetro.

Entre os itens mais tributados, a caneta ocupa o primeiro lugar, com uma carga de 51,7%. Em seguida, aparecem a régua (43,91%) e a calculadora (43,43%). Os livros escolares apresentam a menor tributação, com 15,5%.
Veja a lista completa dos itens tributados:
Caneta — 51,7%
Réguas — 43,91%
Calculadoras — 43,43%
Agenda escolar — 42,34%
Tesoura escolar — 41,47%
Pastas plásticas — 41,68%
Pastas em geral — 41,2%
Lancheiras — 40,72%
Apontador — 39,52%
Borracha escolar — 39,52%
Fichário — 38,97%
Folhas para fichário — 37,77%
Caderno universitário — 34,58%
Papel carbono — 33,93%
Papel pardo — 26,9%
Papel sulfite — 26,42%
Livro escolar — 15,55%

Apesar da alta carga tributária desses materiais, o estudo indica uma leve redução nas taxas de impostos em comparação com 2024, reflexo de desonerações.

À medida que o ano letivo se aproxima, o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, da ACSP, recomenda que os pais e responsáveis planejem as compras com antecedência e pesquisem preços em diferentes estabelecimentos, para minimizar os custos.

Segundo a ACSP, o Impostômetro é uma ferramenta que monitora a arrecadação de tributos no país desde 2005. Ela serve para conscientizar os brasileiros sobre os impostos e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Fonte: Brasil 61

São Paulo debaixo d’água: Carros submersos, casas alagadas, avenidas viraram rios

 

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde desta sexta-feira (24), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura. Por conta das fortes chuvas, a Defesa Civil emitiu um alerta severo para que a população se mantenha em local seguro.

O temporal atinge todas as regiões da capital. Nas zonas oeste e norte, há registro de queda de granizo, raios e trovões.
Conforme vídeos que circulam nas redes sociais, a forte chuva provocou uma série de transtornos na cidade, como alagamentos em estações do metrô e carros ilhados no bairro Jardim São Paulo.
Até as 17h30, cerca de 127 mil imóveis estavam sem energia na capital paulista, segundo a Enel. Considerando a Região Metropolitana de São Paulo, esse número sobe para mais de 166 mil endereços sem fornecimento.
TDe acordo com o CGE, a chuva ocorre de forma isolada e têm potencial para rajadas de vento, alagamentos e queda de árvores, além de transbordamento de rios e córregos. As próximas horas seguem com tempo instável, com precipitações atuando em outras regiões da cidade.
Às 17h35, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura declarou término do estado de atenção para alagamentos em toda a capital.

“As áreas de instabilidade formadas pela brisa marítima, pelo calor e a alta disponibilidade de umidade, que atuaram com forte intensidade na cidade” perderam força, segundo o CGE. perderam força. As próximas horas seguem sem previsão de temporais na cidade.

Maiores índices registrados pelas estações meteorológicas automáticas do CGE, entre as 15h27 e as 17h35:Vila Maria/Vila Guilherme – Vila Medeiros: 104,4mm
Pinheiros – Vila Madalena: 90,0mm
Santana – Carandiru : 83,2mm
Itaim Paulista – Vila Curuça: 65,4mm
Butantã – USP: 62,8mm
São Miguel Paulista – Vila Jacu: 58,8mm
Mooca – Belém: 55,6mm
Penha – Rincão: 45,8mm
(fonte:acontecendoonline.com 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Bolsonaro não descarta ser ministro de Michelle


23 de janeiro de 2025 leoncio

24 de Janeiro, Dia do Aposentado: dicas de como adquirir uma boa aposentadoria


Advogado dá dicas de como garantir uma boa aposentadoria nos dias de hoje

No dia 24 de janeiro é comemorado o Dia do Aposentado. Uma data para homenagear aqueles que dedicaram sua vida ao trabalho e que, em muitos casos, renunciam ao merecido descanso para continuar contribuindo com a sociedade em diversas frentes. A assessoria jurídica da AAPI dá dicas para garantir uma boa aposentadoria.
Também é importante refletir sobre como podemos garantir, durante todo o ano, que os direitos fundamentais da pessoa idosa sejam respeitados. Principalmente quando falamos sobre moradia, saúde e transporte.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com 65 anos ou mais tem crescido significativamente. Entre o Censo Demográfico de 2010 e de 2022, a população nesta faixa etária cresceu 57%. Ao mesmo tempo, o número de crianças com até 14 anos neste período decresceu 12,6%, apontando o envelhecimento da população.


Carlos Evangelista de Araújo (foto acima), tem 81 anos. Morador do bairro Cariru, ele é associado da AAPI desde 1987. Para garantir sua qualidade de vida, ele faz questão de usufruir de todo o serviço prestado pela associação: viagens, lazer, esportes e saúde.

“Isso é a minha saúde, né?! Eu dependo da AAPI, das atividades, do lazer, das danças, da convivência com meus colegas... Isso é a continuidade da minha vida. Se eu permanecer do jeito que estou, eu vou ter mais dias de vida e mais dias de felicidade”, declarou o aposentado.

José Marcelino Neto é morador do bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso. Associado da Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), ele pontua que apesar de se sentir grato pelo cuidado da população com as pessoas mais velhas, a aposentadoria hoje é repleta de desafios.

“O salário caiu muito e só vai caindo. O percentual é muito baixo. A gente vai levando”, aponta José.

Garantindo uma boa aposentadoria

Um dos importantes serviços na vasta cartela dos benefícios da AAPI, é a assessoria jurídica. Leonardo Horsth, advogado que atende na AAPI, destaca a importância de se fazer um planejamento previdenciário para garantir uma boa aposentadoria nos dias de hoje.

“É necessário verificar as contribuições já feitas e planejar as contribuições que ainda serão feitas para decidir como que ele vai se encaixar nas regras da aposentadoria”, pontua o profissional.

Leonardo lembra ainda da possibilidade de contribuir para uma previdência privada para garantir uma complementação financeira.

“Muitos contribuintes que trabalhavam na Usiminas contribuíram também para a previdência Usiminas e além de ganharem o salário da previdência social, conhecido como INSS, ganham também uma complementação de uma previdência própria. Na vida financeira da pessoa idosa aposentada é muito bom para ajudar na organização financeira e até familiar”, conclui o advogado.
com informações e fotos da AAPI

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

ANTT e Nova 381 assinam contrato de concessão da BR-381 entre BH e Valadares

Concessionária deve investir mais de R$ 9 bilhões; assunção da rodovia está prevista para 6 de fevereiro próximo e início da operação será em agosto/2025

A Concessionária de Rodovia Nova 381 assinou o contrato de concessão da BR-381/MG nesta quarta-feira (22/01). O evento aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, do ministro dos Transportes, Renan Filho, de diretores da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e do diretor-presidente da Nova 381, Marcelo Boaventura. Serão 30 anos de gestão com investimentos previstos de mais de R$ 9 bilhões e estimativa de geração de 80 mil empregos diretos e indiretos.

A Nova 381 é responsável pela operação de 303,4 quilômetros da BR-381, que se estende do km 450+540, em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262/MG (acesso a Sabará), até o km 150, no entroncamento com a BR-116/MG, em Governador Valadares.

Conforme estabelecido no contrato de concessão, as obras de duplicação e melhorias no trecho inicial da rodovia (km 450+540) até o km 422+650, em Caeté, continuarão sob a responsabilidade do DNIT. Esse segmento de aproximadamente 28 quilômetros será incorporado à gestão da Nova 381 a partir do oitavo ano de concessão, quando a concessionária assumirá também a recuperação e manutenção desse trecho.

Assunção e Operação

O evento da assunção da Nova 381 está previsto para o dia 6 de fevereiro, em Minas Gerais. A data marca o início da execução do Plano de 100 dias, período em que será colocado em prática um pacote de melhorias com a finalidade de oferecer segurança e conforto ao usuário. Integram o plano intervenções no pavimento, roçada da faixa de domínio, reparos iniciais em pontes e viadutos, limpeza das pistas e drenagens superficiais, e serviços de sinalização vertical e horizontal.

O início das operações de guinchos, inspeção de tráfego e ambulâncias está previsto para agosto deste ano. A partir dessa data, os viajantes terão à disposição um suporte operacional completo, que abrange monitoramento em tempo real, serviços de guincho, assistência na rodovia, resgate e atendimento pré-hospitalar. Além disso, será disponibilizado um canal de atendimento via 0800 para informações sobre a rodovia, complementado por sete bases operacionais estrategicamente posicionadas ao longo do trajeto, garantindo maior eficiência e segurança para os usuários.

Ampliações e melhoramentos

Entre as principais obras previstas no contrato estão a duplicação de 134,27 km (27,83 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos); 83 km de faixas adicionais e 51 correções de traçado. Conforme contrato, o motorista profissional do transporte de cargas terá mais suporte a partir da entrega de um Ponto de Parada e Descanso para Caminhoneiro, em fevereiro de 2027; e para a segurança em situações de emergência será instalada uma área de escape em ponto estratégico.

A população também será beneficiada com obras que irão qualificar o dimensionamento do tráfego e da infraestrutura no entorno da rodovia. Serão entregues pela concessionária 9,7 km de vias marginais, 20 passarelas de pedestres e 166 paradas de ônibus.

A malha rodoviária é composta por 21 cidades: Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Belo Horizonte; Belo Oriente; Bom Jesus do Amparo; Caeté; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Ipatinga; Jaguaraçu; João Monlevade; Nova União; Naque; Nova Era; Periquito; Sabará; Santa Luzia; Santana do Paraíso; São Gonçalo do Rio Abaixo; e Timóteo.

 Sobre a Nova 381

A Concessionária de Rodovia Nova 381 administra 303,4 quilômetros da BR 381/MG. O trecho, que passa por 21 cidades, tem início no km 450+540, em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262/MG, até o entroncamento com a BR-116/MG, no km 150 (Governador Valadares).

Moraes quer “esmagar a oposição” e tem chance real de perder visto nos EUA, diz Eduardo Bolsonaro

FILHO DE BOLSONARO COM TRUMP APÓS A CERIMONIA DE POSSE

 O deputado reforçou que, apesar das críticas ao processo, Bolsonaro cumpriu todas as decisões do STF, incluindo a entrega de documentos e objetos solicitados pela corte.

Em Washington, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou duramente a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de impedir o ex-presidente Jair Bolsonaro de comparecer à posse de Donald Trump, em janeiro. Segundo Eduardo, a recusa é uma tentativa de “esmagar” a oposição ao governo Lula. “Fica claro essa interferência e esse conluio entre o Lula e o Judiciário”, afirmou, destacando que Bolsonaro nunca fez nenhuma declaração que sugerisse risco de fuga. Para o deputado, a medida é um ato de vingança por parte de Moraes, que considera o ex-presidente um desafiante político.
Eduardo também questionou a validade do julgamento de Bolsonaro no STF, considerando o ex-presidente sem foro privilegiado e criticando a condução dos processos pelo ministro. “Bolsonaro jamais deveria estar respondendo nesse foro”, disse, apontando a falta de imparcialidade de Moraes. O deputado reforçou que, apesar das críticas ao processo, Bolsonaro cumpriu todas as decisões do STF, incluindo a entrega de documentos e objetos solicitados pela corte.

Trump recebe Michelle Bolsonaro

O parlamentar, que está nos Estados Unidos para acompanhar a posse de Trump, afirmou ainda que há “chances reais” de Moraes perder seu visto, citando um projeto de lei em andamento no Congresso americano que poderia levar à cassação do passaporte de autoridades que abusem de seu poder. “Isso vai ganhando força”, disse, referindo-se ao apoio de congressistas como Maria Elvira Salazar, que já fez manifestações pedindo a revisão do visto de Moraes e outros ministros do STF. Para Eduardo, essa medida seria uma resposta à postura de Moraes, que, segundo ele, violaria a liberdade de expressão, ao pressionar plataformas digitais a removerem conteúdos.Eduardo Bolsonaro afirmou que a questão não é pessoal, mas sim uma defesa dos valores da liberdade e da não perseguição política. “Minha conduta é sempre de defender os valores da liberdade e da livre iniciativa”, explicou. O deputado ainda destacou que, embora não tenha tomado medidas diretas com Trump ou Marco Rubio sobre o tema, acredita que a agressividade de Moraes pode levar a uma reação do governo dos EUA, o que colocaria em risco o status do ministro no país. (fonte: portalnovonorte.com)

Lula amarelou: “Não queremos briga”. Xandão pode perder visto americano

Essa fala, porém, não agradou a setores que esperavam um posicionamento mais firme contra o novo governo americano, especialmente após anos de tensões com o governo anterior de Bolsonaro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotou um tom surpreendentemente conciliador diante da posse de Donald Trump para seu segundo mandato, minimizando qualquer impacto negativo da eleição do republicano. Durante uma reunião com ministros, Lula declarou: “Não queremos briga. Nem com a Venezuela, nem os americanos, nem com a China, nem com a Índia, nem com a Rússia”.
Com essa fala, ele tentou suavizar as tensões e transmitir uma imagem de paz e diplomacia, algo que gerou críticas de que o presidente “amarelou” ao não adotar uma postura mais firme diante de um governo dos Estados Unidos que pode ser mais hostil ao Brasil.
O petista também minimizou os temores sobre a vitória de Trump, sugerindo que a situação não deveria ser vista como uma ameaça à democracia mundial. “O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua”, afirmou. Essa fala, porém, não agradou a setores que esperavam um posicionamento mais firme contra o novo governo americano, especialmente após anos de tensões com o governo anterior de Bolsonaro.
Lula aproveitou o momento para reforçar sua postura de controle interno e afirmou que a prioridade do seu governo será manter a paz, mesmo dentro do país. “Daqui pra frente, nenhum ministro vai poder fazer portaria que crie confusão para nós sem que essa portaria passe pela Presidência”, destacou, deixando claro que pretende ter mais controle sobre as ações do governo. A declaração, que visou demonstrar organização, também refletiu uma estratégia de evitar qualquer desgaste interno, especialmente com a eleição de 2026 já se aproximando.
fonte: acontecendoonline.com

Arquivo do blog