Chuvas intensas deixam pelo menos oito mortos e provocam caos em Ipatinga. Enxurrada e deslizamentos causam destruição; Corpo de Bombeiros e demais órgãos seguem trabalhando em resgates e vistorias.
NOTICIA ATUALIZADA AS 12 HS 15M.– 01 ocorrência na Rua Turim com empenho do CBMMG, à princípio com 05 vítimas fatais. Dessas, 02 vítimas já foram encontradas pelas equipes. As buscas seguem para localização das outras 03 vítimas;
– 01 ocorrência na rua Boston com empenho do CBMMG, vítima do sexo masculino, uma criança de e 08 anos. Corpo localizado pelas equipes e já liberado.
– 01 ocorrência na rua Tucanuçu, com óbito de uma mulher, de 70 anos aproximadamente. Corpo localizado por populares aguardando liberação pela polícia civil.
– 01 ocorrência na rua Salomão, com óbito de um homem, de 30 anos aproximadamente. Corpo localizado por populares aguardando liberação pela polícia civil.
Houve diversos chamados de deslizamentos de terra, principalmente no bairro Bethânia. De acordo com nota oficial da Prefeitura de Ipatinga o volume de água chegou a 80mm em apenas uma hora. O córrego Gerasa transbordou e inundou toda a avenida no bairro Canaã, inclusive a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que teve o atendimento suspenso. Na avenida Selim José de Sales, um dos principais corredores de trânsito da cidade, carros foram alagados e parcialmente submersos.
Os pacientes de Ipatinga estão orientados para procurar atendimento em cidades vizinhas. Por conta da suspensão, o prefeito de Timóteo, Capitão Vítor, por meio de sua rede social, anunciou que o município está mobilizado para acolher eventuais pacientes que solicitem de atendimento emergencial.
A Prefeitura de Coronel Fabriciano também manifestou solidariedade à cidade de Ipatinga e enviou máquinas e caminhões para ajudar na limpeza. Além disso, segundo nota publicada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está à disposição para receber pacientes de Ipatinga.
Mais estragos
Próximo à rotatória que liga a avenida Maanaim aos bairros Iguaçu, Cidade Nobre e à área da Feira do Canaã, parte do asfalto cedeu. Neste local, há o encontro do Córrego Taúbas com o Ribeirão Ipanema, o principal curso d´água de Ipatinga, o que agravou a força das águas, retirando parte do asfalto num cenário assustador.
Os estragos causados pelo temporal estão por toda a parte em Ipatinga, incluindo bairros considerados de áreas nobres. Na avenida Pedro Linhares Gomes (BR-381), próximo ao bairro Horto, uma queda de barreira na saída do bairro, sentido Coronel Fabriciano, dificultou o tráfego, especialmente de veículos pesados. Motoristas enfrentaram longos congestionamentos. Houve queda de barrancos nas proximidades do bairro Cariru, próximo ao Bela Vista e no bairro Bom Retiro.
A Defesa Civil, SAMU, equipes do Corpo de Bombeiros e as polícias Civil e Militar, trabalharam durante toda a madrugada e manhã no resgate e atendimento às vítimas. A Defesa Civil informou que segue monitorando áreas de risco e prestando assistência às famílias atingidas.
NOTÍCIA ANTERIOR
Fortes chuvas que atingiram Ipatinga entre a noite de sábado (11) e a manhã deste domingo causaram ao menos oito mortes e mobilizaram múltiplos órgãos em operações de resgate e assistência. Em um dos casos mais graves, na Rua Turim, equipes do Corpo de Bombeiros (CBMMG) atuam para localizar três das cinco vítimas fatais de um desabamento; duas já foram encontradas.Segundo apurou o Portal da Cidade Ipatinga junto ao Corpo de Bombeiros, na Rua Boston, os bombeiros localizaram o corpo de um menino de 8 anos, já liberado à família. Em outra ocorrência, na Rua Tucanuçu, o corpo de uma mulher de aproximadamente 70 anos foi encontrado por populares e aguarda liberação pela Polícia Civil. Um homem de cerca de 30 anos também foi localizado sem vida na Rua Salomão, igualmente sob cuidados da polícia para liberação.
Até o momento, o Corpo de Bombeiros registrou 58 acionamentos relacionados às chuvas, com a maioria envolvendo deslizamentos de terra, desabamentos e pedidos de vistoria em áreas de risco. Equipes continuam filtrando os chamados para priorizar as situações mais graves.
A tragédia mobiliza diversos órgãos públicos e comunitários em apoio às famílias afetadas e na contenção de danos.