quarta-feira, novembro 13, 2024

Conheça os benefícios do limão

 
Pouca gente sabe, mas esse item da culinária tem origem asiática. Por estar tão presente em nosso dia a dia, torna-se importante saber quais são os benefícios do limão para saúde. Já vale adiantar que são muitos!

Seu destaque nutricional é o teor de vitamina C. Afinal, o suco de meio limão de qualquer variedade fornece, pelo menos, 15% das necessidades diárias. Devido à sua capacidade antioxidante, auxilia o funcionamento do corpo de diversas maneiras:

  • protege as células da ação de substâncias que podem prejudicar a sua estrutura e função (radicais livres);
  • participa da produção do colágeno, proteína que mantém as células da pele, cartilagem e ossos unidas;
  • estimula a absorção de ferro de origem vegetal, mineral presente na castanha-de-caju, aveia e feijão.

Se analisarmos, podemos encontrar mais de 100 espécies diferentes de limões pelo mundo. Porém, mesmo com algumas variações, as qualidades quando olhamos para os valores nutricionais são bem parecidas.


Entenda quais são os tipos de limão que existem

Antes de irmos ao tema principal do texto, vale dizer que os diversos tipos de limão podem ser encontrados facilmente durante todo o ano, e mudam um pouco no tamanho, cor e textura da casca. Saiba um pouco mais sobre eles:

  • Taiti: é o mais conhecido, de casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido. Com ele, é bom fazer sucos e a famosa limonada;
  • Galego: tem casca clara e fina, é pequeno e suculento. Fica muito bem em drinques e bebidas;
  • Siciliano: é grande, de casca enrugada, grossa e amarela, e seu suco é o mais ácido. Seu sabor cai muito bem em molhos e risotos;
  • Cravo: tem aspecto semelhante a uma mexerica, com casca e suco avermelhados e sabor forte. É ótimo para temperar saladas.

Deu água na boca? Então vamos ao tema principal desse texto agora mesmo!


Conheça os benefícios do limão para saúde

Pronto! Veja abaixo algumas das principais razões que justificam incluir o limão em seu cardápio com mais frequência.


Auxilia na digestão de alimentos

Mesmo sendo ácido, um dos benefícios do limão para saúde é que ele ajuda no alívio do desconforto relacionado a digestão como, por exemplo, gases, azia, inchaço, dentre outros. Nestes casos, ele deixará o estômago com pH alcalino e, desta forma, proporcionando uma melhor absorção dos alimentos.

Aqui, a ingestão pode ser, por exemplo, no formato de chá, sendo um dos principais benefícios da casca do limão. 


Ajuda a perder peso

Por ter pouca caloria, o limão ajuda as pessoas que querem perder peso, além de ser rico em fibra. Tudo acontece porque ele forma uma goma no estômago, reduzindo a vontade de comer.

Não precisa pensar quais são os tipos de limão, afinal de contas, todos servem para este objetivo.

Se você quer aproveitar esta vantagem, basta tomar água com limão, mas, claro, sem adoçante ou açúcar. 

Os benefícios do limão para saúde em pessoas que querem emagrecer não acabaram não! Ele ainda ajuda a perder aquela vontade de comer doce e tem efeito diurético, facilitando o combate da retenção de líquidos.

Também ajuda na desintoxicação, principalmente, do fígado, sendo um ótimo aliado para as pessoas que bebem um pouco a mais do limite e se sentem mal no dia seguinte.


Acaba com a prisão de ventre

Como é um alimento rico em fibras, o limão é um excelente aliado para quem sofre de prisão de ventre, favorecendo o caminho das fezes no trato gastrointestinal.

Para o efeito ser ainda efetivo, o indicado pelos especialistas é o consumo do limão com água morna, se possível, depois do jejum.


Aliado contra anemia

Entre os benefícios do limão para saúde, saiba que ele pode ser utilizado no combate da anemia, já que tem vitamina C e ajuda na absorção do ferro no intestino.

Por este motivo, o indicado é o consumo do ferro junto com o limão ou algum alimento rico em vitamina C.

Cura de gripes e resfriados

Quem nunca pensou em tomar um chá para curar uma gripe ou resfriado? Pois é! Este é um dos benefícios da casca do limão, que pode se transformar em uma bebida que trará alívio nos sintomas destas doenças.

Isso acontece porque, independentemente de quais são os tipos de limão, todos são excelentes fontes de vitamina C.


Indicado como prevenção de pedra nos rins

Por conter ácido cítrico, o limão pode ser um ótimo aliado para quem quer prevenir o aparecimento de pedras nos rins. Fora que, como já falamos, ele tem uma função diurética, que ajuda na inibição da formação dos cálculos.


Melhora na imunidade

Outro item que faz parte dos benefícios do limão para saúde é a capacidade que ele tem em melhorar a imunidade de quem consome a fruta. Por ter um efeito antioxidante no nosso organismo, ele pode ser o responsável por ajudar no combate de infecções.


Combate de doenças do coração

De acordo com estudo publicado em Harvard School of Public Health, o consumo de vitamina C minimiza a probabilidade no desenvolvimento de doenças do coração. Esta ação antioxidante age, diretamente, no organismo, combatendo os radicais livres.

Fora todos os itens que citamos acima, o limão ainda pode ajudar na melhora do humor, prevenção de mau hálito, acelerar o processo de cicatrização, alívio de dores na gengiva ou dente, dentre outros pontos positivos.


Como consumir o limão?



Para que o possamos aproveitar todos os benefícios do limão para saúde, ele pode ser consumido de diversas formas.

Como já falamos, pode ser no chá ou suco, que são as formas mais utilizadas. Porém, existem outras maneiras de aproveitar ao máximo o que o limão pode proporcionar ao nosso organismo.

Um grande exemplo é como tempero em saladas na substituição do vinagre. Além disso, pode estar em receitas como cheesecakes, torta, cupcake, bolos, mousses, muffins, dentre outros.

O limão também é bastante utilizado no tempero de carnes, principalmente, as de porco e peixes.


Alertas de consumo

Além de conhecer quais são os benefícios do limão para saúde, se você sofre de úlcera, gastrite ou refluxo, aconselhamos que consulte um especialista da área antes de consumi-lo.

O chá de limão, por exemplo, também deve ter uma atenção diferenciada para grávidas e crianças. O indicado é sempre o consumo com moderação, como a quantidade de, mais ou menos, 200 ml de duas a três vezes por dia.

Já tomou o seu suco hoje? Aproveite para fazer um delicioso lanchinho e aproveitar os benefícios do limão para saúde.

Parque Ipanema oferece tarde de cultura e lazer no próximo domingo (16)


O evento também permitirá a presença de bichinhos de estimação, garantindo que toda a família, incluindo os pets, aproveite a programação juntos

No próximo domingo (16), o Parque Ipanema, em Ipatinga, será palco de uma programação repleta de atrações para todos os gostos. A partir das 14h, o público poderá aproveitar uma área gastronômica com uma seleção de food trucks, oferecendo opções irresistíveis para todos os gostos, enquanto curtem música ao vivo e atividades para toda a família.

Entre as atrações, a Banda de Palhaços Nariz de Brinquedo vai animar o evento com um show interativo, repleto de música, brincadeiras e esquetes cênicos. Para quem deseja aproveitar o dia de forma mais tranquila, o evento terá um espaço reservado para piqueniques, onde as famílias poderão levar suas cestas e curtir uma tarde agradável ao ar livre.

Além disso, a programação musical contará com Élcio Rodrigues, Liz Eulália, Carbono14 e Rock Lock, enquanto espetáculos circenses prometem encantar o público. O evento também será aberto para quem quiser levar seus bichinhos de estimação, para que todos possam curtir a programação juntos.

Santana do Paraíso abre inscrições para Programa de Castração

Buscando promover qualidade de vida e evitar a superpopulação e o abandono de animais domésticos, a Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, por meio do Setor de Zoonoses, abriu 400 vagas para o programa de castração de caninos e felinos. Os interessados devem se inscrever por meio do aplicativo Prefeitura Aqui. A castração acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, no CRAS do bairro Águas Claras.

Além de ser uma importante ferramenta de controle populacional dos animais, especialmente, os de rua, a castração também promove saúde animal e aumenta a longevidade. Para inscrever o animal na fila seleção é necessário seguir alguns passos rápidos. Primeiro, é preciso acessar a tela “Serviços” do aplicativo e clicar em “Zoonoses”. Dentro deste ícone, escolha a opção: "Castração de Animais”. Os tutores contemplados pelo programa receberão uma ligação no telefone cadastrado no ato da inscrição, portanto, é importante que os dados estejam corretos. O processo de seleção dos animais que irão passar pela esterilização obedece às prioridades avaliadas, de acordo com a necessidade do procedimento, com as cotas disponíveis. A ordem de prioridade é: 1º Animais de rua (70%); 2º Animais de rua adotados por família com vulnerabilidade social (20%); 3º Animais de rua adotados por família independente de renda (10%). 

Devido às condições respiratórias, cães e gatos braquicefálicos (focinho achatado) não estão contemplados nesse programa, pois estes apresentam riscos cirúrgicos - cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Lhasa Apso, Pequinês, entre outros; gatos persa, entre outros.

agenciaanva@gmail.com


Projeto que proíbe celulares nas escolas em SP é aprovado e segue para sanção do governador


 Proposta restringe que estudantes usem qualquer tipo de aparelho eletrônico com acesso à internet durante período de aulas, incluindo intervalos, em escolas públicas e privadas do estado.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto de lei que proíbe o uso de celulares em escolas pública e privadas no estado. Agora, o texto segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Em votação ocorrida nesta terça-feira (12), deputados aprovaram de maneira simbólica a proposta.

De autoria da deputada estadual Marina Helou (Rede) e coautoria de outros 40 parlamentares, a proposta restringe que estudantes usem qualquer tipo de aparelho eletrônico com acesso à internet durante o período de aulas, incluindo intervalos. O texto recebeu aval da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp em outubro.

“Com a aprovação, caberá ao Executivo regulamentar a implementação do PL 293. Nossa intenção é a de que o PL sirva de respaldo a professores e diretores, que enfrentam uma verdadeira batalha contra os eletrônicos dentro das salas de aula. Uma regra geral também ajuda a diminuir as desigualdades entre escolas públicas e as privadas, muitas das quais já estão investindo em soluções para controlar o uso dos aparelhos", afirmou Helou.

Resto do País deve seguir o exemplo de São Paulo

No Congresso Nacional, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou no dia 30 de outubro um projeto que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas escolas públicas e privadas. O texto agora segue para a comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa (leia mais abaixo).

Exceções

O projeto aprovado pela Alesp apresenta algumas situações em que o uso de aparelhos eletrônicos será permitido:

Quando houver necessidade pedagógica para a utilização de conteúdos digitais;

Para alunos com deficiência que requerem auxílios tecnológicos específicos para participação efetiva nas atividades escolares, ou que tenham alguma condição de saúde que requeira esse auxílio.

Os estudantes que optarem levar os aparelhos para o ambiente escolar deverão deixá-los armazenados, de forma segura, sem a possibilidade de acessá-los durante o período de aulas, aponta a legislação.

Discussão no Congresso Nacional

Em setembro, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que estava preparando um projeto de lei (PL) com o objetivo de proibir o uso de celulares em escolas públicas e privadas do Brasil. Contudo, a pasta desistiu de apresentar uma proposta própria e optou por "aproveitar" projetos sobre o tema que já tramitavam na Câmara dos Deputados.

O PL 104/2015, por exemplo, prevê a proibição do uso de celular dentro de sala, no recreio e também nos intervalos entre as aulas para todas as etapas da educação básica. Nesse caso, o uso seria permitido apenas para fins estritamente pedagógicos ou didáticos, conforme orientação do professor, e por questões de acessibilidade, inclusão e saúde.

O texto, de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), tramita na Câmara desde 2015. Nesta quarta-feira (30), ele foi aprovado pela Comissão de Educação da Casa. Com isso, o projeto seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sendo, posteriormente, debatido no plenário e enviado ao Senado.

Sem celular na escola, alunos citam 'crises de abstinência', melhora nas notas e mais socialização

7 em cada 10 escolas privadas de SP querem regras mais duras

Segundo as escolas, o uso desregrado de celular entre os estudantes provoca falta de atenção durante as aulas (66%), reclamação de professores (61%) e falta de interação "olho no olho" durante os momentos de lazer (49%).

As instituições ainda mencionam o aumento de problemas de saúde mental (84%) e o estímulo à prática de cyberbullying entre crianças e jovens (66%).

De acordo com a pesquisa, 16% das instituições particulares afirmam já proibir totalmente o uso do celular no ambiente escolar e apenas 6% permitem o uso irrestrito dos aparelhos. A maioria, 78% delas, impõe algum tipo de restrição, seja por faixa etária ou estabelecendo momentos de uso liberado.  (G1SP)

terça-feira, novembro 12, 2024

Justiça vai interditar a Arena do Galo. Vandalismo e violência de criminosos durante jogo


 O governo de Minas intensifica ações para punir responsáveis por atos de violência e vandalismo registrados no estádio . STJD pedirá interdição da Arena MRV por violência na final da Copa do Brasil

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedirá a interdição da Arena MRV após incidentes violentos durante o jogo entre Atlético-MG e Flamengo, pela final da Copa do Brasil. A medida pode resultar na suspensão de jogos no estádio até o julgamento final. E o governador de Minas Gerais em exercício, Professor Mateus, afirmou nesta segunda-feira que as forças de segurança vão intensificar ações para punir os responsáveis por atos de violência e vandalismo registrados no estádio. Veja na Live.

Possíveis sanções: perda de mandos de campo e multa

O Atlético-MG pode enfrentar duras penalidades, que incluem a perda de até dez mandos de campo e uma multa de R$ 200 mil. Esses pedidos baseiam-se no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que exige que os clubes tomem “providências capazes de prevenir e reprimir” desordens. Segundo o procurador-geral do STJD, Paulo Dantas, o objetivo é garantir a segurança nas competições: “A interdição do estádio é uma penalidade que se aplica quando a decisão impõe exigências que precisarão ser cumpridas antes da reabertura da praça desportiva.”

A Procuradoria aguardava a publicação da súmula do árbitro Raphael Claus, que relatou o uso de laser, arremesso de bombas, copos e outros objetos, além da invasão de torcedores ao campo. O STJD também utilizará vídeos e outros registros como provas no processo.

Investigação e segurança intensificada pelo Governo de Minas

O Governo de Minas iniciou uma operação de segurança para apurar os responsáveis pelos atos de vandalismo na Arena MRV. As Forças de Segurança solicitaram imagens das câmeras do estádio para identificar envolvidos na violência, que incluiu o arremesso de bombas e outros objetos. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia de Eventos e Proteção ao Turista (Deptur), conduzirá a investigação.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) apoiará a análise de imagens, com acesso a mais de 1.300 pontos de monitoramento em Belo Horizonte e região metropolitana. No dia do jogo, uma carreta do CICC Móvel com câmeras estrategicamente instaladas, incluindo uma que cobre um raio de 10 km, foi posicionada nos arredores do estádio para reforçar a vigilância.

Ações imediatas e prisões

Durante a operação realizada pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), doze pessoas foram detidas no local. O Governo de Minas reafirmou sua postura contra a violência em eventos esportivos e o compromisso com a segurança pública. “Estamos trabalhando para que a segurança seja uma constante em todas as regiões do estado, incluindo em eventos esportivos e de lazer de grande porte,” afirmou o governo.

As decisões sobre a interdição e as punições ao Atlético-MG serão acompanhadas de perto, pois, além da segurança, envolvem a continuidade do uso da Arena MRV.

Sindicato do Jornalista de MG protesta contra agressões a fotógrafos em jogos do Atlético

BOMBA EXPLODIU NO PÉ DE FOTÓGRAFO QUE PERDEU OS DEDOS E ESTÁ HOSPITALIZADO APÓS PASSAR POR CIRURGIA
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais se coloca ao lado da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais (Arfoc) ao repudiar as frequentes agressões de fotógrafos profissionais escalados para a cobertura de jogos do Clube Atlético Mineiro na Arena MRV, em Belo Horizonte. O SJPMG reforça a necessidade de ações urgentes para coibir novos casos, como o ocorrido neste domingo, dia 10 de novembro, durante o jogo do time mineiro contra o Flamengo, pela final da Copa do Brasil, que vitimou o fotógrafo Nuremberg José Maria, atingido por uma bomba e precisou ser hospitalizado. Ele teve de passar por uma cirurgia por conta de fraturas nos dedos dos pés, rompimento de tendões e cortes.

Leia nota emitida pela Arfoc

ARFOC-MG (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais) vem a público expressar seu veemente repúdio aos acontecimentos na Arena MRV durante a partida entre Atlético-MG e Flamengo, válida pela final da Copa do Brasil.

Mais uma vez, os fotógrafos e todos os demais profissionais de imprensa (repórteres e cinegrafistas) que estavam trabalhando neste jogo se viram vítimas de atos violentos e covardes de torcedores do Atlético-MG. Todos, sem exceções, tiveram a integridade física ameaçada, inclusive os seguranças do estádio, que ali estavam para garantir a segurança.

Os associados da ARFOC-MG, ARFOCs Rio, São Paulo e os demais profissionais de imprensa foram atingidos por bombas, copos de cerveja, refrigerante e água, lançados por torcedores. Um dos associados teve o banco quebrado devido à explosão de uma bomba e os equipamentos danificados pela água. Outros fotógrafos também relataram a mesma situação.

O caso mais grave foi de um fotógrafo atingido por uma bomba que explodiu debaixo de seu pé. Ele precisou ser socorrido e levado para o Hospital João XXIII, onde passou por cirurgia após sofrer fraturas em três dedos, rompimento de tendões e cortes no pé.

A ARFOC-MG já havia relatado problemas dessa natureza à administração da Arena MRV, onde foi acordado que medidas de segurança seriam implementadas. Contudo, se estas foram de fato adotadas, demonstraram-se insuficientes.

A ARFOC-MG, enfim, presta solidariedade a todos os seus associados e demais profissionais de imprensa atingidos pelos atos violentos promovidos por vândalos travestidos de torcedores do Atlético-MG e cobra da ARENA MRV e do Atlético-MG medidas que assegurem e preservem a integridade física de seus associados, bem como de seus equipamentos.bandidos (com informações do PLOX)

Opinião do editor

Nos últimos meses temos acompanhado vários atos de vandalismo provocado pelas chamas torcidas organizadas, que na verdade são gangs de bandidos que, na maioria das vezes, tem apoio do próprio clube esportivo.Se o Governo não tomar medidas drásticas para acabar acabar com essa onda de crimes nos estádios é melhor acabar com o futebol. Vamos usar os estádios para outras finalidades.
Infelizmente o Brasil virou terra sem dono. Os marginais atuam em todas as áreas, desde o futebol até dentro da política. Enquanto os bandidos continuarem dando as cartas esse País continuará sendo cada vez pior.
A ganância, a falta de ética, a falta de vergonha na cara, são fatores que contribuem para piorar nossa nação.

segunda-feira, novembro 11, 2024

Crescimento urbano em áreas suscetíveis a deslizamentos avança 3,3% ao ano

 


Desde 1985, o crescimento de áreas urbanizadas no Brasil foi de 2,4 milhões de hectares, a um ritmo de 2,4% ao ano. No entanto, nesse mesmo período, áreas de encostas – consideradas mais suscetíveis a deslizamentos – apresentaram um aumento maior, de 3,3% ao ano. Os dados constam em levantamento do MapBiomas.

Apesar de a Lei Federal 6766/79 não permitir o parcelamento do solo urbano em encostas com declividade superior a 30%, mais de 47 mil hectares de áreas urbanas foram encontrados nessas condições. A maioria fica localizada em cidades situadas na Mata Atlântica.

Saneamento: valor necessário para readequar infraestrutura residencial seria de R$ 242,5 bilhões

Os maiores aumentos de áreas urbanas em encostas ocorreram no Rio de Janeiro, com crescimento de 811 hectares. São Paulo aparece na sequência, com aumento de 820 hectares. Belo Horizonte aparece em terceiro no ranking, com mais 532 hectares.

O levantamento também apresenta um alerta para os gestores municipais em relação ao crescimento da área urbana próximo a rios ou córregos. De acordo com o estudo, a cada quatro hectares de crescimento urbano, um foi em ponto localizado a três metros verticais ou menos de áreas passíveis de inundações, no período analisado.

O mapeamento mostra, ainda, que houve crescimento das áreas de favelas. No caso, houve uma expansão de mais de 180 mil hectares, entre 1985 e 2023. A região Norte conta com 24% do total da área urbana em favelas no país.

MG está entre os estados com maior proporção de áreas de risco em relação à área urbana



Levantamento do MapBiomas revela que, em 2023, as áreas urbanas localizadas em regiões de risco no Brasil somaram 115 mil hectares. A região Sudeste do país concentra 48,4% dessas áreas.

Minas Gerais se destacou como um dos estados com maior proporção de áreas de risco em relação à área urbana, no ano passado. Além disso, a capital, Belo Horizonte, apresentou um dos maiores aumentos de áreas urbanas em encostas, entre 1985 e 2023. A ampliação foi de 532 hectares.

Ainda de acordo com o estudo, dos 47,6 mil hectares de áreas urbanas mapeadas com declividades superiores a 30%, 37,8 mil também ficam no Sudeste.

Belo Horizonte também se encontra entre as capitais brasileiras com áreas urbanas nessa condição, com expansão de 1.343 hectares.

Pelos termos da Lei Federal 6766/79, não é permitido o parcelamento do solo urbano em encostas com declividade superior a 30%. Fonte: Brasil 61

contato@acontecendoonline.com

domingo, novembro 10, 2024

Brasil vai proibir celulares nas escolas


O Brasil está em vias de implementar uma proibição nacional do uso de celulares nas escolas, com um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que visa restringir o uso desses dispositivos por alunos da educação básica em instituições públicas e privadas. A votação está prevista para ocorrer ainda este ano, e, se aprovada, a medida entrará em vigor em 2025.

No Rio de Janeiro, pioneiro na adoção dessa política, um decreto municipal publicado em fevereiro de 2024 proibiu o uso de celulares por alunos em toda a rede pública municipal, incluindo durante os intervalos e recreios. Essa decisão foi respaldada por uma consulta pública na qual 83% dos participantes concordaram com a restrição. A Secretaria Municipal de Educação relatou melhorias no desempenho acadêmico e na concentração dos estudantes após a implementação da medida.

Em São Paulo, a Assembleia Legislativa está discutindo um projeto de lei semelhante que visa proibir o uso de celulares nas escolas públicas e privadas do estado. A votação, inicialmente prevista para novembro de 2024, foi adiada devido à falta de quórum, mas espera-se que ocorra em breve. Enquanto isso, algumas escolas paulistas já adotam restrições por iniciativa própria, aguardando uma decisão definitiva em âmbito estadual ou nacional.

A discussão sobre a proibição de celulares nas escolas reflete uma preocupação crescente com os impactos negativos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos no ambiente educacional, incluindo distrações, redução da interação social e casos de cyberbullying. Estudos e experiências internacionais têm influenciado essa tendência, com países como França, Holanda e China já implementando restrições semelhantes.

No contexto brasileiro, a medida busca promover um ambiente mais propício ao aprendizado e ao desenvolvimento social dos alunos, alinhando-se a práticas adotadas em outras nações e respondendo a demandas da sociedade por uma educação de maior qualidade.

por: agenciaanva@gmail.com