sábado, agosto 10, 2024

Famílias de vítimas de acidente aéreo em Vinhedo são acolhidas em hotel em São Paulo

 
A foto mostra o avião que caiu na sexta feira, estacionado no aeroporto regional do Vale do Aço, MG, na tarde da segunda feira passada, dia 05/08. A Voepass em parceria com a Latan, faz a rota diária entre Ipatinga, em Minas e o aeroporto de Congonhas, em São Paulo com este  modelo ATR-72.

 FAMILIARES DAS VÍTIMAS EM SÃO PAULO

Um grupo de 60 familiares das vítimas do voo 2283 chegou neste sábado em São Paulo. Eles foram levados para um hotel no centro de São Paulo. O local foi destinado para acolhimento e coleta de material genético, segundo apuração da TV Globo e da GloboNews.

Os familiares dos tripulantes já estão em São Paulo desde sexta-feira (9), mas estavam hospedados um hotel na zona Leste da capital. Ainda na manhã deste sábado, o grupo foi levado para o local no centro de São Paulo.

Esse hotel fica próximo ao IML Central, local para onde os corpos serão levados. Uma equipe de médicos- legistas (voluntários e designados) já foi convocada. Também tem um grupo que está de sobreaviso.

Os médicos-legistas vão reconhecer os corpos por impressão digital, prontuário odontológico, exame de DNA, fotos de tatuagens, cicatrizes, brincos, anéis, etc.

Os familiares poderão dar informações sobre características físicas das pessoas para auxiliar a identificação.

O IML Central tem capacidade para reconhecer 30 corpos em 12 horas, devem precisar de contêineres refrigerados. O IML é equipado com RX, Tomógrafo e um laboratório que estuda ossos (núcleo de antropologia).

“Os corpos são deslocados para São Paulo com apoio e escolta da Polícia Rodoviária Federal, porque tem setores que vão atender de maneira melhor do que a regional aqui de Campinas, com antropologia legal, odontologia legal. Alguns corpos nós vamos ter uma grande dificuldade num primeiro momento, porque de fato são corpos carbonizados e isso dificulta demais a identificação”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, afirmou nesta sexta-feira (9)

O avião com 58 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 62 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), na sexta-feira (9). Inicialmente, a Voepass noticiou que 61 pessoas tinham morrido após a queda do avião. Na manhã de sábado (10), o número de mortes subiu para 62.
Avião da Voepass,, mesmo modelo que caiu em vinhedo, também no aeroporto regional do Vale do Aço (Ipátinga/MG. A foto foi tirada por um jornalista de Ipatinga que embarcou para SP. recentemente.

 A aeronave pertence à companhia aérea Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo. De acordo com a empresa, as vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72.   O avião saiu de Cascavel às 11h46 e pousaria em Guarulhos.                                                                                                                                                      A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.   

JORNAL DE PORTUGAL DÁ NOTÍCIA DO ACIDENTE E MOSTRA FOTO DA  PASSAGEIRA PORTUGUESA

A vítima de nacionalidade portuguesa é “uma mulher com 48 anos”, confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) este sábado à agência Lusa. Numa publicação no Facebook, o MNE identificou a vítima como Gracinda Marina Castelo da Silva.
“O Ministério dos Negócios Estrangeiros já está em contacto com a família e lamenta profundamente a morte desta portuguesa, bem como das restantes vítimas, transmitindo sentidas condolências a todos os familiares”, pode ler-se na nota do MNE enviada à Lusa.                                                                                            Falec onosco:  agenciaanva@gmail.com

sexta-feira, agosto 09, 2024

58 passageiros e 4 tripulantes morreram em acidente com Avião da VoePass, antiga Passaredo

 Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ratinho Junior (PSD), do Paraná, anunciaram que estão a caminho de Vinhedo.


A prefeitura de Vinhedo (SP) confirmou que não há sobreviventes na queda do avião da Voepass, antiga Passaredo. 62 pessoas estavam a bordo da aeronave.


O avião turboélice ATR-72 decolou de Cascavel (PR) às 11h50, com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP), com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo, segundo a companhia aérea. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave foi fabricada em 2010 e estava em estado regular.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Polícia Militar estão mobilizadas para o resgate das vítimas. O avião caiu em um condomínio no bairro Capela. Segundo Osmir Cruz, secretário de Segurança de Vinhedo, a aeronave caiu perto de uma casa, mas nenhuma pessoa ficou ferida em solo. O local do acidente fica próximo à rodovia Miguel Melhado (SP-324). A PM afirma que recebeu o chamado da ocorrência às 13h28.

Hospitais de Vinhedo e da vizinha Valinhos (SP) foram mobilizados para receber possíveis vítimas.

A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, já estão a caminho do local do acidente.

De acordo com informações do aeroporto de Viracopos, os pilotos que conduziam o avião não solicitaram apoio de emergência ao terminal, o mais próximo do local do acidente e localizado na região de Campinas (SP).

Confira a nota da Voepass

A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente .

Talk Show - Quanto Vale o Trabalho dos Profissionais de Enfermagem?


Nesta sexta-feira,dia 9 de agosto de 2024, das 13h30 às 14h30, aconteceu o talk show “Quanto Vale o Trabalho dos Profissionais de Enfermagem?” durante o  11º Encontro de Enfermagem da Região Sudeste(Enf SUDESTE). 

Moderado por Amanda Márcia dos Santos Reinaldo, o evento contou com a participação de Aline Arcanjo, Tatiana Vasques Camelo dos Santos e Anderson Rodrigues, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais(SEEMG), que discutiram a importância de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais de enfermagem.

O SEEMG tem se destacado na defesa do Piso da Enfermagem, uma conquista importante para a categoria. Anderson Rodrigues enfatiza que valorizar o trabalho da enfermagem é reconhecer o impacto que esses profissionais têm na saúde pública e na vida das pessoas. Ele aponta que a luta pelo piso salarial é parte essencial desse reconhecimento, garantindo que cada enfermeiro/a, técnico/a e auxiliar tenha as condições necessárias para exercer sua profissão com dignidade.

O talk show é um espaço de reflexão e discussão sobre a importância de se valorizar os profissionais de enfermagem, abordando desde questões salariais até as condições de trabalho e o reconhecimento social. Essa atividade promete enriquecer o debate e fortalecer a luta pela dignidade e pelo respeito ao trabalho dos/as enfermeiros/as.

Fotos: AgEficazPress

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e discute os caminhos criados pela enfermagem para protagonizar o presente e construir o futuro. Além do 11o ENF Sudeste, a ABEn promove o 2º  Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Região Sudeste e o 1º Encontro dos Estudantes da Região Sudeste.

A FNE e o SEEMG  apoiam esse evento, assim como também o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro (SindEnf-RJ), Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) e o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Espirito Santo (Sindienfermeiros-ES). Todos estão presentes para fortalecer os debates e a pauta da enfermagem. Pela primeira vez, acontece a exposição itinerante da FNE “A Enfermagem na Pandemia de Covid-19, nossas lutas, nossas vozes!”, que está sendo realizada pelo Seemg durante esses eventos.

“Um momento histórico que contribui para o desenvolvimento das competências e habilidades dos (as) trabalhadores/as da saúde e para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma Solange Caetano, presidenta da FNE.

O 11º Encontro de Enfermagem da Região Sudeste(Enf SUDESTE), 2º  Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Região Sudeste (EATEnf) e para o 1º Encontro dos Estudantes da Região Sudeste (EnESEnf) terminam, neste sábado (10/8), com uma caminha nas imediações da UFMG, na Pampulha/BH.

(agencia eficaz  -  Ascom/SEEMG e FNE) 


MAB pede ao Governo Federal que rejeite a proposta de mineradoras em Repactuação do crime socioambiental em Mariana e quer audiência com o presidente LULA


“Um acordo coerente, que considere a centralidade das vítimas e sua reparação integral, não os interesses especulativos e imediatistas de quem há anos segue impune pelos seus crimes.” Em carta aberta ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, encaminhada nesta quarta (7), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) solicita ao Governo Federal que rejeite a a proposta apresentada pelas mineradoras Vale e BHP Billiton na Mesa da Repactuação Rio Doce e reivindica uma audiência com o presidente para apresentar preocupações e propostas para garantir a participação dos atingidos. Além do documento, um grupo de atingidos e atingidas da Bacia do Rio Doce protestam nesta quarta em Brasília, na porta da Advocacia Geral da União (AGU), onde ocorre até o dia 08, uma rodada de negociação sobre a repactuação do crime.

Além da falta de participação dos atingidos, há também divergência quanto aos valores apresentados pelas empresas, que buscam um acordo global de, aproximadamente, de R$100 bilhões. O MAB afirma que esse montante não será suficiente para garantir uma reparação integral e justa a todas as famílias atingidas. “Pretendem repassar para o governo federal a obrigação de resolver os problemas não solucionados”, diz o documento.

Há muito tempo o MAB denuncia que, se comparado ao acordo feito pela Vale em Brumadinho, o valor do acordo de Mariana deveria ser, no mínimo, de R$ 500 bilhões.
Portanto, os valores debatidos nas negociações da Repactuação são totalmente insuficientes para a reparação dos danos individuais, das compensações coletivas, da recuperação do meio ambiente, tampouco da inclusão de áreas atingidas que nunca foram reconhecidas pelas empresas. É o caso do Sul da Bahia e algumas regiões do litoral capixaba.

Na prática, se comparado com o lucro líquido somente da Vale, em 2023, durante 20 anos, o crime custará pouco mais de 10% do lucro de apenas uma das empresas envolvidas. Nestes termos, fica evidente que o crime compensa e que o acordo nos termos que se apresenta é apenas de interesse das mineradoras. “Quem pagará a conta? Os atingidos? De onde sairá o dinheiro que faltará para garantir a reparação?” As indagações do MAB estão na carta ao presidente Lula.

Além do imenso prejuízo para o governo federal e para os atingidos, este acordo, segundo o Movimento, será um mau exemplo internacional visto que todas as negociações estão ocorrendo à portas fechadas, coordenadas pelo judiciário brasileiro que nega a participação dos atingidos e mantém os documentos em sigilo.

Os atingidos denunciam ainda que estão excluídos dos debates no Brasil e que há tentativas de impedirem que acessem a justiça nos países de origem das mineradoras. Nas últimas semanas, a justiça do Reino Unido revelou que a BHP Billiton incentivou o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) a entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir que municípios movam ações de reparação de danos em cortes estrangeiras. A mineradora concordou em pagar R$ 6 milhões ao IBRAM para tentar calar a voz de dezenas de municípios. Enquanto isso, BHP e a Vale comemoram recordes de produtividade e distribuem bilhões de reais a acionistas, ano após ano.

“Presidente Lula, a forma como este acordo se encaminha ocorre na contramão ao espírito de reconstrução e união do país, tendo a participação social como um de seus pilares. Somos mais de 1 milhão de atingidos que depositam suas esperanças em busca do que nos foi negado. Não permita que o judiciário, os governos e as instituições de justiça fechem um acordo que decide o futuro de milhares de pessoas sem sequer consultar as vítimas do processo, atingidas e atingidos. Não permita que cometam mais uma violência contra quem já perdeu muito, menos a esperança. É hora de fazer a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) ser a referência para um acordo justo”, diz a carta.  (Por agencia Eficaz BH)

Fale conosco: agenciaanva@gmail.com

quinta-feira, agosto 08, 2024

Sete Curiosidades Incríveis sobre os Elefantes

 
Os elefantes são animais fascinantes, com características únicas e comportamentos complexos. Aqui estão 7 curiosidades sobre esses gigantes gentis:

Memória Extraordinária: Os elefantes são conhecidos por terem uma memória excepcional. Eles podem reconhecer outros elefantes, lembrar de rotas migratórias e até mesmo se lembrar de eventos passados por muitos anos.

Língua Rica e Complexa: A comunicação entre os elefantes é muito mais sofisticada do que se imagina. Eles usam uma variedade de sons, gestos e cheiros para se comunicar. Além disso, cada grupo de elefantes possui seu próprio "dialeto".

Banhos de Poeira: Os elefantes adoram tomar banhos de poeira! Essa prática serve para se protegerem de insetos, regular a temperatura corporal e até mesmo para fins sociais.

Gravidez Mais Longa dos Mamíferos: A gestação de uma elefante é a mais longa entre todos os mamíferos, durando cerca de 22 meses. Os filhotes, chamados de bezerros, já nascem pesando cerca de 100 kg.

Dentes que Não Param de Crescer: Os elefantes possuem molares que crescem continuamente ao longo de sua vida. No entanto, eles perdem os dentes ao longo do tempo e podem enfrentar dificuldades para se alimentar na velhice.

Choros de Alegria: Assim como os humanos, os elefantes podem chorar de alegria. Essas lágrimas são uma forma de expressar emoções positivas e fortalecer os laços sociais dentro do grupo.

Pés Sensitivos: Apesar de serem animais grandes e pesados, os pés dos elefantes são extremamente sensíveis. Eles possuem almofadas de gordura que amortecem o impacto ao caminhar e ajudam a detectar vibrações no solo, o que é fundamental para sua comunicação e orientação.

Fonte: https://pt.quora.com/

terça-feira, agosto 06, 2024

Governo congela R$ 15 bilhões, sendo R$ 500 milhões da educação


O Ministério da Educação (MEC) bloqueou R$ 500 milhões em verbas do Pé-de-Meia, três dias após anunciar a expansão do programa, que consiste no pagamento de uma bolsa para estudantes que concluírem o ensino médio. A medida faz parte da contenção de despesas decretada por Lula (PT) na semana passada.

Segundo o MEC, o programa “não sofrerá qualquer alteração” apesar do bloqueio. As informações são do Estadão.

O governo impôs um congelamento de R$ 15 bilhões no Orçamento para conseguir cumprir as regras fiscais deste ano. Desse total, R$ 1,3 bilhão será no MEC, dividido entre R$ 1 bilhão de bloqueio (para cumprir o limite do arcabouço fiscal, em função do aumento de gastos obrigatórios) e R$ 279,3 milhões de contingenciamento (para cumprir a meta fiscal, em função da arrecadação menor que a esperada). Na prática, seja bloqueio ou contingenciamento, significa que esse dinheiro não poderá ser usado.

Os ministérios afetados têm até esta terça-feira (6) para indicarem onde farão cortes e quais programas e ações serão atingidos. As outras pastas ainda não implementaram o ajuste.

segunda-feira, agosto 05, 2024

Daniel Mastral suicidou


O irmão do teólogo Daniel Mastral, Laercio Agostinho Ferreira, usou uma conta aberta no Instagram para confirmar a morte do irmão. Aos seus mais de 2 mil seguidores, ele escreveu citando a causa da morte.

– É com muita tristeza que venho informar que meu irmão, Daniel Mastral, veio a óbito nesta data, por ter se suicidado. Estamos super abalados com essa notícia – declarou.

O escritor e conferencista Daniel Mastral foi encontrado morto no quintal de sua casa neste domingo (4). O corpo foi localizado por um segurança do condomínio, em Aldeia da Serra, São Paulo. A causa da morte está sob investigação. Autoridades, no entanto, não descartam a possibilidade de suicídio.

x-satanista, Daniel ficou conhecido sobretudo com o livro Filho do Fogo, que reúne três volumes, no qual ele conta sua história e práticas antes de se converter ao cristianismo.

Em 2018, Mikhael Mastral, filho de Daniel, cometeu suicídio com apenas 15 anos. O jovem, que sofria depressão, se atirou de uma plataforma de trem.

Em 2021, o escritor sofreu outra grande perda. Sua esposa, a médica e também escritora Isabela Mastral, morreu vítima de uma parada cardíaca em um infarto agudo do miocárdio.

Lula participa de oferenda floral em monumento no Chile

 
Durante viagem ao Chile, nesta segunda-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma oferenda floral no monumento ao libertador Bernardo O’Higgins. A cerimônia aconteceu na Praça da Cidadania, em Santiago.

Também como parte da viagem, o petista irá para o Palácio de La Moneda em função de uma reunião bilateral e assinatura de atos com o presidente chileno Gabriel Boric.

Lula chegou a Santiago na noite deste domingo (4). Ele estava com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e não quis falar com jornalistas. As informações são do Poder360.

O presidente brasileiro avisou que só falaria publicamente após a primeira reunião com Boric.

Caçulinha morre em consequência de enfarto

 
O músico e compositor Rubens Antônio da Silva, mais conhecido como Caçulinha, morreu aos 86 anos na madrugada desta segunda-feira (5), segundo familiares.

Ele estava internado havia cerca de dez dias no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, onde se recuperava de um infarto.

Caçulinha se tornou nacionalmente conhecido por suas participações no Domingão do Faustão, ao produzir a trilha sonora do programa ao vivo por mais de 20 anos.

Também comandava a banda que abria e fechava os intervalos do programa teatral Sai de Baixo.

De acordo com os familiares, o velório será na Capela do Cemitério São Paulo, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista, das 11 às 15h. O sepultamento será às 16h no mesmo local.

Qual sua opinião sobre nosso blog?   agenciaanva@gmail.com


domingo, agosto 04, 2024

Deputados querem que Maduro seja declarado persona non grata no Brasil


 Na última sexta-feira (2), deputados do PL apresentaram um pedido para que Lula (PT) declare o ditador venezuelano Nicolás Maduro como persona non grata no Brasil. Ao todo, 32 parlamentares assinaram a solicitação, entre eles Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF) e Nikolas Ferreira (PL-MG).

Antes de ser enviada ao presidente brasileiro, o pedido tem que passar por votação no plenário.
Segundo os deputados, houve “manipulação grotesca” nos resultados eleitorais que indicaram vitória a Maduro. Eles acreditam que a medida é relevante para “condenar internacionalmente as ações autoritárias que minam a democracia e a estabilidade na região”. As informações são da Oeste.
– Essa medida reforçará o compromisso do Brasil, acima de interesses ideológicos e partidários, com a liberdade e pela democracia liberal, alinhando-se às vozes globais que clamam por justiça e transparência na Venezuela – argumentam.